Correio dos Campos

Saúde consegue habilitação de cinco ESFs de Palmeira

18 de julho de 2017 às 11:06

As unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Queimadas, Guarauninha, Centro, Jardim Cristine e Pinheiral de Baixo foram habilitadas pelo Ministério da Saúde. A secretária de saúde, Fabiani Bach esteve reunida com o ministro da saúde, Ricardo Barros, na segunda-feira (17) quando recebeu a informação.

Com isso o Município de Palmeira passa a ter 14 ESFs habilitadas para receber repasse regular e automático, de recursos do Fundo Nacional da Saúde (FNS). Para as cinco unidades recém-habilitadas a expectativa é uma verba de aproximadamente R$ 35 mil mensais divididos entre as ESFs. “O recurso será utilizado para custeios como pagamento de pessoal e aquisição de materiais necessários. A verba certamente vai potencializar o serviço de saúde realizado na cidade”, explica a secretária.

A habilitação das unidades é um resultado da visita ao Ministério da Saúde realizada pelo prefeito Edir Havrechaki em Brasília, no mês de maio. Segundo ele, além das ESFs o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também foi habilitado. “É certamente uma conquista grandiosa para o município. Sabemos que a saúde é um dos setores mais sensíveis que precisa de atenção e é isso que estamos fazendo, buscando recursos e melhorias para que a população, cada vez mais, receba um serviço de qualidade”, destacou o prefeito.

Especialidades – O Centro de Especialidades (CE) de Palmeira também está na pauta da Secretaria Municipal de Saúde, segundo Bach a unidade já está com o cadastro em dia e em breve passará por um grande avanço em questões de informatização e agilidade no sistema de atendimento.