Correio dos Campos

Prefeitura cede 40 estagiários ao Cartório Eleitoral para auxiliar na biometria

10 de julho de 2017 às 17:49

O Cadastramento Biométrico em Palmeira foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (10) no 13º Cartório Eleitoral, o órgão já vinha realizando o serviço para minimizar a demanda e atingir metas com sucesso, mas foi hoje que o cadastramento começou oficialmente. Agora o cartório conta com o apoio de 40 estagiários contratados pela Prefeitura de Palmeira através de processo seletivo, conforme pedido realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em maio. Os estagiários vão auxiliar no cadastramento biométrico de 22 mil eleitores da Comarca de Palmeira que ainda não realizaram a biometria. Segundo dados do cartório, cerca de 11 mil eleitores (33,3%) da comarca já foram recadastrados.
De acordo com a juíza eleitoral da comarca de Palmeira, Cláudia Sanine Ponich Bosco, o estado a cidade e o país dependem dos eleitores para garantir a democracia. “No meu entendimento este é um dia muito importante, é um ato formal de abertura do cadastramento que é obrigatório e que está sendo feito para que o tribunal tenha dados mais corretos sobre quem são os eleitores e para realizar eleições com muito mais segurança e muito mais transparência”, destacou a Bosco.
A magistrada falou ainda sobre a participação da Prefeitura de Palmeira e agradeceu o prefeito Edir Havrechaki pelo comprometimento e apoio. “Se nós não tivéssemos o número suficiente de servidores para fazer cadastramento biométrico seria mais difícil para o cartório e para os eleitores que precisariam esperar muito mais na fila. Então a prefeitura se dispôs em ceder esses estagiários além de fornecer um importante apoio logístico”, disse a juíza.
A meta do 13º Cartório Eleitoral é atender média de 460 eleitores por dia para que até 20 de outubro todos os eleitores da comarca tenham realizado o cadastramento. O prefeito Edir aproveitou a solenidade para realizar o próprio cadastramento juntamente com o vice Marcos Levandoski e o prefeito de Porto Amazonas, Antonio Polato. “Para mim como prefeito é muito importante representar e encorajar a população a fazer o novo título de eleitor, precisamos garantir que a democracia continue forte em nosso país com eleitores responsáveis e com vontade de atuar através do voto”, disse Havrechaki.

Novo título de eleitor

O processo de cadastramento biométrico gerará um novo título para o eleitor. Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica (através de sua impressão digital).
No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para a confirmação da identidade. Os eleitores que não realizarem o procedimento de biometria terão os seus títulos cancelados.

Atividade extra

A prefeitura através da Secretaria de Saúde está disponibilizando um profissional todas as segundas, quartas e sexta-feiras no 13º Cartório Eleitoral para verificar glicemia e pressão arterial dos eleitores que forem solicitar o novo título eleitoral. O trabalho vai acontecer até dia 20 de outubro.