Correio dos Campos

Investimento de R$ 60 milhões – Palmeira dá passo importante para implantação de usina de energia renovável

30 de junho de 2017 às 23:08

Nesta sexta-feira (30) o chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Edemilson Luiz Quadros efetuou a liberação da licença ambiental prévia referente a usina de energia fotovoltaica denominada “Parque Energético Cidade Clima”, o documento é o primeiro passo para efetivação do investimento em Palmeira e já foi entregue para o grupo de investidores.

A usina deve ser instalada em terreno de 113 mil metros quadrados na BR-277, local onde funcionou o antigo abatedouro. Segundo o secretário de indústria e comércio, Jaudeth Ramos Hajar, o empreendimento produzirá até 7.3 megawatts de energia em períodos de 8 a 12 horas de funcionamento. “Acreditamos que o grupo vai investir R$ 60 milhões neste projeto”, destacou.

Em um primeiro momento o município terá um retorno em termos de Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). De acordo com o diretor de indústria e comércio, Eloir José Voichicoski, o projeto também vai contribuir com vagas de emprego direto. “Serão vagas temporárias para a construção e vagas para profissionais com ensino superior quando a usina passar a funcionar”, explicou Voichicoski.

A área para instalação do Parque Energético Cidade Clima foi doada pelo Município de Palmeira para o grupo de investidores através de procedimento legal. A expectativa da atual administração é de que com a instalação do parque energético o Município de Palmeira passe a ser ponto de referência em tecnologia e energia limpa. “Esperamos que as obras comecem dentro de 90 dias e que no segundo semestre de 2018 a usina comece a produção de energia”, comentou Hajar.

Com a licença prévia em mãos, o diretor executivo, Marcos Antonio Nogas e o engenheiro, Heiko Lubke – representantes do grupo de investidores – têm novos objetivos, como a efetivação de estratégias para a rede de energia interna que pode acontecer através de parcerias e a liberação da licença para início das obras. Segundo informam, empresas da região já demonstram interesse em adquirir a energia que for gerada no parque.

 

Como funciona

A energia solar é gerada pela luz do sol, que incide diretamente ou por meio de reflexo em painéis de materiais semicondutores (silício). Esses últimos contêm células menores, que ficam dispostas em duas camadas, uma positiva e outra negativa. Quando a energia do sol chega, o material semicondutor faz com que os elétrons se movimentem entre as duas camadas e gerem uma corrente elétrica contínua. Como as pessoas consomem eletricidade por meio de uma corrente alternada, é necessário o uso de um inversor para transformar a corrente contínua.