Correio dos Campos

Reunião do Coderp define metas para auxiliar comunidade agrícola

21 de junho de 2017 às 14:36

Na manhã desta terça-feira (20) o prefeito Edir Havrechaki reuniu-se com a nova presidência do Conselho de Desenvolvimento Rural de Palmeira – Coderp, eleito no último dia 12. O encontro promovido pela Secretaria de Agricultura e Pecuária contou também com a presença dos técnicos da Emater, representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Palmeira, vereadores e secretário de agricultura.

Com intuito de promover aproximação do conselho e trocar idéias que ajudem no desenvolvimento rural, o prefeito Edir em sua fala, ressaltou que considera muito importante a participação dos conselhos junto a administração do município. “Vocês são os porta vozes oficiais das localidades onde moram, com isso reunidos conseguem traçar soluções e medidas que podemos executar quando vocês nos solicitam, isso é muito importante, pois cada localidade sofre com uma adversidade diferente que muitas vezes só é notada por quem presencia isso diariamente”, ressaltou ele.

Outro ponto importante da reunião foi sobre a deliberação e parceria formada ainda mais com a secretaria de agricultura, proposta como forma de promoção de conhecimento aos agricultores quando as leis e cumprimentos necessários perante a legislação e vigilância sanitária quanto a processamento de alimentos. “A nossa secretaria não deve colocar dificuldades para os produtores crescerem, pelo contrário, queremos promover ações que mostrem ser possível fazer adequações e desenvolver as instalações de todos produtores do município”, explicou Elieser Borcoski, secretário de Agricultura e Pecuária.

Já o presidente do Coderp, Vilmar Augustinho Sergik, enfatizou que a criação do conselho em 1998 é de extrema importância, e como o prefeito ressaltou, é porta voz para gerar melhorias nas localidades rurais, nos mais diversos setores como educação, saúde, transporte e segurança.

A parceria entre conselho e prefeitura pretende nos próximos dias promover seminários e encontros que levem capacitação aos agricultores, assim como debate mensal das necessidades encontradas na zona rural que serão levadas ao poder executivo.​