Correio dos Campos

Missa Solene e lançamento de livros dão continuidade à programação de aniversário do município

11 de abril de 2017 às 12:12

Dando continuidade a programação de aniversário de 198 anos do município, uma missa solene e o lançamento de dois livros movimentam a cidade na noite desta quarta-feira (5). A exibição do filme ‘Vadico, o sertanejo’, que aconteceria na Praça da Matriz, foi cancelada devido ao mau tempo.

O primeiro evento no período da noite terá início às 19h30, na Igreja Matriz, com a realização de uma missa solene. A cerimônia será conduzida pelo padre Joaquim Naves.

Às 20 horas acontece o evento de lançamento de dois livros no município: ‘A Bruxa do Batom Borrado’, escrito por um palmeirense, e ‘Mídia e Escola – Um Estudo de Recepção de Reportagens de Telejornal em Sala de Aula’, baseado em uma atividade pedagógica realiza em Palmeira. A ação acontece no auditório da Secretaria de Assistência Social, localizado na rua XV de Novembro, 425.

A obra ‘A bruxa do batom borrado’ foi escrita por Anderson Novello, nascido em Palmeira. O autor sempre gostou de ler, ouvir e contar histórias. É Mestre em Literatura, Bacharel em Artes Cênicas, Especialista em Ensino de Arte e Licenciado em Letras. Ele também é professor universitário e viaja pelo Brasil ministrando cursos e palestras. ‘A bruxa do batom borrado’ é o seu primeiro livro para crianças.

A Bruxa do livro é realmente diferente de qualquer outra. Ela não faz mal a ninguém. Só quer viver sua vida tranquilamente, lendo revistas de moda, tomando chá e indo para o seu ritual de todo o dia: o ritual de passar batom. Sua rotina seria realmente muito sossegada e elegante se não fossem as crianças que moravam na Rua das Peraltices. O maior prazer dessa garotada era usar da criatividade para atrapalhar o ritual diário da Bruxa.  Eles não esperavam, porém, que um dia seriam tão surpreendidos a ponto de mudar completamente a sua rotina e a rotina da nossa protagonista. Uma história divertida e poética que encontra espaço para o arrependimento, a camaradagem e o afeto.

Já o livro ‘Mídia e Escola – Um Estudo de Recepção de Reportagens de Telejornal em Sala de Aula’, do autor Everton Renaud, foi baseado em experiências pedagógicas desenvolvida pela professora Eliane Hornes, do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio.

Mídia e Escola é um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula sob a perspectiva da teoria das mediações, sustentada por Jesus Martins Barbero e Guillermo Orozco Gómez. O objetivo é de compreender e explicar o processo de recepção de reportagens de telejornal entre alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, mediado pela ação institucional da escola e pela ação pedagógica do professor.