Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Opinião

Brasil pode vencer os desafios do trabalho informal, produtividade e reindustrialização

*Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)

Brasil pode vencer os desafios do trabalho informal, produtividade e reindustrialização
(Foto: Divulgação)
Publicidade
Os desafios do mercado de trabalho brasileiro revelam-se complexos e multifacetados. Segundo dados do IBGE, cerca de 40 milhões de trabalhadores encontram-se na informalidade, representando aproximadamente 39% das 103 milhões de pessoas que trabalham atualmente no País. Deste total, 14 milhões trabalham sem carteira assinada e 26 milhões atuam por conta própria.

A distribuição da informalidade apresenta variações regionais significativas. Enquanto o Norte e o Nordeste registram os maiores índices, o Sul e o Sudeste têm taxas menores. Santa Catarina, com 26,4%, destaca-se como o Estado com o menor percentual.

O problema não é um fenômeno isolado, mas parte de uma complexa teia de relações econômicas e sociais. Existe uma estreita correlação entre os níveis de informalidade, programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e menor presença local e regional da indústria. Essa interconexão revela desafios estruturais profundos na economia brasileira.

A baixa produtividade emerge como um dos principais obstáculos ao desenvolvimento. A informalidade contribui decisivamente para esse cenário, criando um ciclo vicioso de precariedade laboral e baixa geração de valor econômico. Trabalhadores informais geralmente carecem de proteção social, treinamento especializado e acesso a tecnologias que poderiam elevar sua eficácia.

Para enfrentar esses desafios, é fundamental uma estratégia multidimensional. As principais frentes de atuação devem incluir: políticas de formalização, com simplificação burocrática e redução da carga tributária sobre o emprego formal; investimento em educação e qualificação profissional, alinhando formação às demandas do mercado; e estratégias de reindustrialização, com fomento à inovação e atração de investimentos na indústria, que é empregadora intensiva, e demais setores importantes para o desenvolvimento.

Cabe lembrar que o governo está adotando medidas nesse sentido, como a Nova Indústria Brasil (NIB), Brasil Mais Produtivo (B+P), Plano Mais Produção e Depreciação Acelerada. O êxito desses programas contribuirá para a geração mais intensiva de empregos formais. Também se requer um esforço coordenado entre o poder público, setor privado e sociedade civil. É necessário criar um ambiente institucional e econômico que promova a formalização, capacitação e formação de competências e a modernização do tecido produtivo nacional.

Trata-se de uma jornada permeada por obstáculos complexos, mas não instransponíveis. Com planejamento estratégico, temos tudo para realizar um projeto nacional de desenvolvimento que valorize o capital humano, promova a inclusão produtiva e estabeleça as bases para o crescimento sustentável e socialmente justo.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Criatividade e inclusão social: a conexão entre diversidade e inovação* Por André Naves, Defensor Público Federal formado em Direito pela USP, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social, mestre em Economia Política pela PUC/SP. Cientista político pela Hillsdale College e doutor em Economia pela Princeton University. Comendador cultural, escritor e professor
Publicidade

Mais Lidas

52 novos produtos criativos são lançados no Projeto Sou PG

Condutor alcoolizado bate em carros parados e é preso pela Polícia Civil

PONTA GROSSA – Vagas de emprego para quarta-feira, dia 19

Farmácia Municipal Jeovah Ribeiro passa a funcionar em novo horário

Recitais encerram o ano letivo do Conservatório Maestro Paulino

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira
  • PARANÁ
  • PG News
  • Piraí do Sul
  • Ponta Grossa
  • Publicação Legal
  • Telêmaco Borba
  • Tibagi

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia