Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Universidade Aberta do Brasil completa 15 anos e Jaguariaíva é um dos 850 municípios que possuem o Polo

Universidade Aberta do Brasil completa 15 anos e Jaguariaíva é um dos 850 municípios que possuem o Polo
(Foto: Divulgação/PMJ)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) completou 15 anos no país. São mais de 800 municípios contemplados e Jaguariaíva está entre eles. O sistema favorece a formação e aperfeiçoamento de professores e comunidade, na modalidade de educação a distância (EaD).

Em Jaguariaíva o Polo UAB vai comemorar 12 anos. A prefeita Alcione Lemos era a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte na época da conquista do Polo, durante a primeira gestão do prefeito Otélio Renato Baroni. Ela buscou o projeto para dar aos jaguariaivenses a oportunidade de terem, em sua própria cidade, acesso gratuito a cursos de grandes instituições de ensino superior, visando melhoria na formação de professores e oportunidade de estudo para todos. “Como gestores municipais pensamos não só na educação de nossas crianças, mas também no ensino de qualidade para nossos jovens e adultos”, relata.

Trajetória - O primeiro local de funcionamento foi o antigo Grêmio PISA, com os cursos de História, Geografia e Letras Português/Inglês. Em 2012 os cursos passaram a ser oferecidos no Condomínio Matarazzo, com nova avaliação do espaço pelos órgãos competentes. Já em 2015, os cursos passaram a um bloco especial, anexo à Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Erla de Melo, destaca que o pólo é uma importante estratégia de formação docente, por isso nos últimos anos o município tem investido na manutenção do projeto, que neste mês completa 15 anos. Ela informa que a prefeitura, através da SMECEL, é responsável pela manutenção da moderna estrutura do pólo, que conta com biblioteca, laboratórios, Núcleo Tecnológico Municipal, amplas salas de aula, computadores à disposição dos alunos e profissionais para gestão e atendimento das turmas. Acrescenta que os cursos são ofertados através de convênios da SMECEL com a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e também com a UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná).

Alunos - Conforme a coordenadora do Polo UAB em Jaguariaíva, Daniele Micalowski, atualmente o Polo UAB de Jaguariaíva atende 136 acadêmicos. As turmas de 2018 a 2021 são as de Licenciatura em Pedagogia, com 84 acadêmicos. Cursam Licenciatura em Pedagogia 36 alunos, com duração entre 2020 a 2024, e 15 acadêmicos fazem a Segunda Licenciatura em Letras Português-Espanhol, com duração de curso entre 2021 e 2022. O Polo UAB de Jaguariaíva já realizou o sonho de centenas de pessoas de cursar o ensino superior. Incluindo cursos de graduações, tecnólogos, pós-graduação, qualificação, aperfeiçoamento e complementações já são mais de mil os estudantes formados no Polo.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura divulga a primeira vencedora de R$ 10 mil do Programa Nota Município
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Universidade Aberta do Brasil completa 15 anos e Jaguariaíva é um dos 850 municípios que possuem o Polo | Correio dos Campos