Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Tropeiros refazem rota entre Cruz Alta e Barretos e escolhem Jaguariaíva como ponto de parada turística e cultural

Tropeiros refazem rota entre Cruz Alta e Barretos e escolhem Jaguariaíva como ponto de parada turística e cultural
(Divulgação)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - Nesta semana Jaguariaíva recebeu a visita de um grupo de tropeiros, moradores de São Paulo, que estão refazendo a rota dos tropeiros no Sul e Sudeste do Brasil, em um projeto batizado de “Resgatando a tradição de Cruz Alta a Barretos”.

Glaucio Gomes Nascimento, o filho João Gabriel de Oliveira Nascimento, de 10 anos, o irmão Haroldo Gomes do Nascimento e o amigo da família Gustavo Pereira Paloni estão juntos nesta “empreitada”, com destino a Barretos. A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Delgado, também do diretor de Turismo Edson Luiz Scherer e do secretário de Comunicação Social, José Amilton Romão.

O trajeto de Glaucio e Haroldo, como referencia o projeto, começou em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, de onde já percorreram cerca de 1.500 km até a parada em Jaguariaíva, município em que o grupo fez questão de fazer uma parada de dois dias por remeter às tradições da cultura tropeira.

Devido à escola e as aulas na universidade, Gustavo e João Gabriel embarcaram depois dos irmãos Nascimento, mas estiveram juntos na visita às terras jaguariaivenses, onde conheceram pontos turísticos do município como o Lago Azul, a Pedra da Santa, Vale do Codó e o famoso reduto dos tropeiros, o Parque Rui Cunha, preservado baú de tesouros para os amantes do tropeirismo.

A peregrinação começou no dia primeiro de junho e está sendo feita com quatro mulas e um caminhão de apoio. De acordo com Glaucio, intervalos a cada 45 km de cavalgada foram estabelecidos, para não esgotar a tropa.

O líder da tropa garante que no próximo ano trará mais 35 mulas e outros tropeiros para refazer o trajeto e passar novamente por Jaguariaíva, onde ele deseja criar um ponto de encontro de tropeiros de todo Brasil.

Munidos com câmeras e com mais de 1,3 mil expectadores no Instagram, Glaucio registra todos os momentos da viagem na rede social e não poupou elogios para as belezas das terras jaguariaivenses.

A peregrinação deve terminar no dia 13 agosto, quando chegarão em Barretos para a tradicional festa do peão.

O empresário do ramo de hortifruti segue viagem colecionando histórias e, entre elas, estará Jaguariaíva.

Compartilhe:

Leia também

Jaguariaíva celebrou 202 anos com programação cívica, cultural e de valorização da comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia