Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Seminário aborda combate à violência contra a mulher

Seminário aborda combate à violência contra a mulher
(Divulgação/PMJ)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou na sexta-feira (23) o I Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Jaguariaíva. O evento ocorreu no Clube Recreativo Municipal e reuniu mulheres que freqüentam os serviços de convivência e as assistidas pelo Creas.

No início do encontro a coordenadora do Creas, Zenaide de Azevedo Fanha, apresentou um diagnóstico local sobre os índices de violência contra a mulher. O estudo, feito com base em dados da Delegacia de Polícia Civil, mostra que a violência de gênero aumentou neste ano em Jaguariaíva.

Entre os tipos, a psicológica é a mais recorrente no município, uma vez que está presente em todos os conflitos, seguido pela violência física, que representa 32% dos casos registrados com boletim de ocorrência. Os ex-maridos e ex-companheiros são os principais responsáveis pela violência, conforme o diagnóstico, que mostra ainda que as mulheres entre 31 a 59 anos são as mais atingidas.

Segundo a pesquisa do Creas, o número de mulheres que convivem com a violência provavelmente é muito maior, visto que a maioria agredida geralmente não registra o fato na delegacia e outros órgãos.

O prefeito, José Sloboda (Juca), presente na abertura, observou que muitas vezes a sociedade desconhece o que ocorre no seio de algumas famílias, contudo os problemas de violência de gênero existem, e para ajudar no enfrentamento dos problemas uma rede de proteção local é mantida. Ele encorajou ainda às mulheres que passam por este tipo de situação a procurar os serviços como os do Creas, que servem para apoiar as vítimas a saírem da situação de risco e vulnerabilidade. “Uma atitude de coragem acaba mudando a vida de vocês”, observou.

Palestras – Com o objetivo de orientar, apoiar e prevenir às mulheres, o seminário, além de apresentar os serviços gratuitos do Creas e da rede de proteção social, também levou profissionais especializados orientação do público-alvo.

A psicóloga Tatiana da Silva Ferreira, do Creas, fez uma breve retrospectiva histórica da condição feminina na sociedade patriarcal, lembrando desde a época em que a mulher não tinha direito de herança, nem de votar e era costume oferecer em troca do casamento arranjado um dote ao noivo escolhido pelo pai. Nesta palestra as mulheres perceberam que as transformações sociais e jurídicas começaram quando mulheres, principalmente viúvas, passaram a trabalhar e serem chefes de família.

Questões legais também foram levadas às participantes. O advogado do Creas, Willian Souza Alves, explicou aspectos da Lei Maria da Penha e a escrivã de polícia Kassima Karinna Gigliolla Almeida Rocha falou do funcionamento das medidas protetivas.

O evento contou ainda com a participação da diretora de Proteção Especial do Creas, Rita de Cássia Maganhatti, e acompanhamento da secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do município, Cleia Sloboda. Alunos do Instituto Federal do Paraná e Colégio Olavo Bilac complementaram a programação, com uma dramatização sobre violência de gênero. Presente ainda esteve a chefe de gabinete Gisele Inayara Syring.

Compartilhe:

Leia também

Jaguariaíva celebrou 202 anos com programação cívica, cultural e de valorização da comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia