Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Projeto municipal promove descarte correto do óleo de cozinha

Projeto municipal promove descarte correto do óleo de cozinha
(Divulgação/PMJ)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - O projeto de coleta do óleo de cozinha usado para reciclagem está em andamento em Jaguariaíva. A iniciativa é do Departamento de Ensino Profissionalizante, da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo (Smict), e visa a preservação ambiental e a prática pedagógica nos cursos para jovens aprendizes.

Desenvolvido desde julho do ano passado, o “Óleo que Transforma”, envolve os jovens aprendizes na atividade supervisionada de recebimento dos óleos usados e divulgação entre a população, relata a diretora do Departamento de Ensino Profissionalizante, Tania Marodim Assis. Ela explica que o material coletado é armazenado em um galão apropriado no próprio departamento. Depois a empresa parceira, a GRT de Ponta Grossa, recolhe o óleo e o destina a outras finalidades, como a fabricação de produtos de limpeza, biocombustível e ração animal.

Para os formandos do curso de Assistente Administrativo, Laerty Fernandes, Nicole Rossoni e Karen Pavuk, a atuação neste projeto tem sido uma grande experiência. “Além de pesquisar sobre o assunto, para saber mais sobre os impactos ambientais do óleo no meio ambiente, também temos interações com a comunidade e donos de comércio para divulgar o programa e conseguir mais adesão ao descarte correto”, relata Laerty. Os alunos também destacam a contribuição ao meio ambiente. “Um litro de óleo coletado deixa de poluir quase um milhão de litros de água”, diz Nicole.

A professora coordenadora do projeto, Elisangela Santana, conta que o envolvimento no projeto dá a oportunidade aos jovens aprendizes de se superarem, visto que nas palestras que dão sobre o assunto precisam vencer a inibição. “Nossos alunos tem sido bastante elogiados e isso é muito gratificante, pois vemos eles se superarem, criarem e ainda ajudar a conservar o meio ambiente”, diz.

Para o sucesso do projeto os alunos e responsáveis esperam contar com o envolvimento da população. Para participar basta somente depositar o óleo de cozinha usado em garrafas pet e entregar no Departamento de Ensino Profissionalizante. O departamento fica na Rua Nicanor Soares S/N, no Centro de Jaguariaíva, e atende pelo telefone (43) 3535-3222.

Compartilhe:

Leia também

Jaguariaíva lançará novo programa de educação fiscal em parceria com Ministério Público de Contas
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia