Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Programa Feira Verde promove reciclagem e acesso a mais de uma tonelada de alimentos saudáveis em Jaguariaíva

Programa Feira Verde promove reciclagem e acesso a mais de uma tonelada de alimentos saudáveis em Jaguariaíva
(Divulgação/PMJ)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - O Programa Feira Verde entrou na fase de execução nesta semana em Jaguariaíva. Somente nos três primeiros dias de funcionamento, foram distribuídos mais de uma tonelada de alimentos e registrado o recolhimento de mais de dois mil quilos de inservíveis, entre eles garrafas pet, óleo de cozinha usado, lâmpadas, garrafas de vidro, pneus, pilhas, sucatas, móveis e eletrônicos inutilizados.

A iniciativa inova e vem ao encontro da vontade da população jaguariaivense, que aderiu em massa a proposta de separar o lixo orgânico do seco e dar um destino correto a recicláveis que tinham em casa, tais como sucatas, móveis e eletrônicos estragados. Todo o lixo reciclável é encaminhado à cooperativa de recicladores e depois para empresas que transformam cada tipo de material recolhido.

Além de preservar o meio ambiente, evitando que os recicláveis ficassem depositados no Aterro Sanitário, ou ainda jogado nos rios e terrenos baldios, o Feira Verde veio para colaborar com a melhoria da saúde da população, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Cleia Sloboda, que é coordenadora-geral e grande incentivadora do programa em Jaguariaíva.

Segundo Cleia, a prefeitura, com o Feira Verde, incentiva a reeducação alimentar, com a troca de lixo reciclável por frutas, verduras e legumes de qualidade. “Só nos primeiros três dias de programa já atendemos 311 famílias com a troca do lixo reciclável por verduras, frutas e legumes”, conta. Ela relata ainda que a participação da população já supera as expectativas. “Muitas pessoas querem conhecer o programa e quem ainda não guardou recicláveis chega para conhecer a estrutura e pedir informações”, diz. Ela registra que a Sedes já desenvolve um curso de orientação para população quanto ao melhor aproveitamento dos alimentos distribuídos.

Outro benefício do Programa Feira Verde é a geração de renda para pequenos produtores rurais de Jaguariaíva e região. Os alimentos vêm prioritariamente desses agricultores, que podem fornecer até R$ 20 mil ao ano em verduras, legumes e frutas, conforme sua produção. Conforme Cleia Sloboda, na primeira semana os alimentos disponíveis para a troca foram batata, cenoura, cebola, alho, mandioca, batata-doce, vagem, repolho, alface, tomate, banana, maça, laranja, caqui, milho-verde, acelga, chuchu e abacate.

Continuidade - E o Programa Feira Verde continua. São 22 pontos de coleta no município, de segunda a sexta-feira nos bairros Bela Vista, Bosque da Saúde, Jardim Matarazzo, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Primavera II e III, Jardim Samambaia, Jardim São Roque, Lagoão, Vila Fonseca, Pedrinha I e II, Remonta, Santa Cecília, Vila André, Vila Edith, Fluviópolis, Vila Kennedy I e II, Vila Pinheiro e Vila São Luiz. Neste sábado, das 9h às 11h, o programa estará na Praça Getúlio Vargas. O prefeito José Sloboda destaca que o engajamento é fundamental para o programa continuar dando certo. “Convocamos nossa população a nos ajudar a limpar nossa cidade e manter um ambiente saudável”, diz.

Saber que a equipe chegou no bairro é fácil. Os agentes para o serviço de receber, pesar, carregar o lixo, fornecer o vale-troca equivalente à pesagem dos materiais e atender ao cidadão na hora da escolha dos alimentos são uniformizados. Além disso, o programa conta com veículos personalizados. São eles um caminhão de coleta e compactação do lixo, microônibus com a feira itinerante e o caminhão para transporte de metais e outros materiais pesados e com volume maior.

Carro de som também tem chamado a atenção da população na chegada e estadia da equipe no bairro. O Feira Verde é um programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com as secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente (Sama), Comunicação Social (Secom) e coordenação do Gabinete do Prefeito. O caminhão compactador, para aprimoramento do sistema de coleta seletiva, no valor de R$300 mil, foi conquistado junto ao Governo do Estado, via Instituto Águas do Paraná, com apoio do deputado Pedro Lupion.

Compartilhe:

Leia também

Jaguariaíva lançará novo programa de educação fiscal em parceria com Ministério Público de Contas
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia