Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

Prefeito se reúne com vereadores para a criação do plano municipal de segurança pública de Jaguariaíva

Prefeito se reúne com vereadores para a criação do plano municipal de segurança pública de Jaguariaíva
(Divulgação/PMJ)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - Na tarde desta terça-feira, dia 27, o prefeito José Sloboda se reuniu com os vereadores para discutir a implantação de um plano de segurança no município de Jaguariaíva.
As medidas, como a criação de uma legislação que institua a guarda municipal e a instalação de câmeras de segurança, já foram anunciadas pelo chefe do Executivo há alguns dias e agora passarão pela aprovação dos vereadores.

De acordo com o prefeito, as ações para promover mais segurança aos cidadãos são uma prioridade da administração, contudo a preocupação é não exceder em gastos e, por este motivo, foi discutida a contrapartida do Legislativo com a destinação de parte do repasse que é feito à Casa de Leis.
Anualmente a prefeitura repassa 7% do orçamento para o Legislativo, aproximadamente R$ 445 mil ao mês, da soma deste valor a prática anual dos vereadores é de devolver o que foi economizado ao longo do ano, o chamado duodécimo, o que poderia ser destinado já no orçamento mensal e investido na criação e manutenção do departamento de segurança pública. O compromisso do repasse foi firmado pelos vereadores presentes que, por sua vez, manifestaram sua preocupação não só no âmbito político, mas também como cidadãos que vivem no município e anseiam por mais segurança nas ruas.

A rede de monitoramento irá contar com 96 câmeras, que funcionarão na rede de fibra ótica já instalada, proveniente do Cidades Digitais. O plano prevê a locação das câmeras, devido à rentabilidade de manutenção junto à empresa, evitando que esses equipamentos fiquem obsoletos ou deixem de funcionar. O valor estimado é de R$ 39 mil por mês.

Como o município só pode tratar de segurança pública desde que envolva servidores municipais, estes guardas serão escolhidos mediante um concurso interno, priorizando a participação dos 46 guardas patrimoniais já efetivos no município, que também atuarão na segurança do trânsito com a criação da zona azul.

Os projetos de lei também foram levados pelo prefeito ao Ministério Público, que atestou a legalidade da iniciativa.

Além do monitoramento 24h, o plano prevê a aquisição de dois veículos para o deslocamento e ronda dos guardas. Estes servidores irão trabalhar caracterizados e receberão treinamento especializado, incluindo de primeiros socorros.

O Estatuto Geral da Guarda Municipal proíbe o uso de arma em municípios com menos de 50 mil habitantes, contudo já existem projetos de leis federais tramitando que visam flexibilizar essa exigência. Em Jaguariaíva, o plano de segurança contempla o uso de equipamentos como o taser choque, popularmente conhecido como arma de choque.

Após a apresentação do plano, cabe à câmara de vereadores a aprovação do projeto de lei para a criação da autarquia.


Compartilhe:

Leia também

Polícia diz que não houve omissão de socorro em caso de bebê morto após ter atendimento negado em posto de saúde no PR; entendaAylla Eloá, de um ano e dois meses, morreu em 4 de julho após apresentar sintomas febris e ter atendimento negado em UBS. Situação foi investigada pela Polícia Civil, que decidiu arquivar o inquérito.
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia