Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Parque Municipal do Vale do Codó volta à pauta em primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo

Parque Municipal do Vale do Codó volta à pauta em primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo
(Reprodução/Internet)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - Na última semana aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo Gestor do Parque Estadual do Vale do Codó, que reuniu representantes de diversas instituições que formam o conselho, criado em outubro do ano passado para discutir as diretrizes de implementação efetiva do Parque.

Através da reunião, conduzida pela socióloga do Instituto Águas e Terra, Shirle Margaret dos Reis Branco, os presentes levantaram Pontos fortes, Pontos fracos, Ameaças e Oportunidades do tema, através da análise SWOT, pois o objetivo é que a unidade tenha um modelo sustentável de preservação, conservação e uso público turístico. A gerente de Áreas Protegidas do Instituto Água e Terra (IAT-PR) Letícia Salomão, fez uma fala sobre As atribuições da Gerência de Áreas Protegidas.

Os conselheiros aprofundaram-se em pautas como questões fundiárias, criação do plano de manejo e de uso público, pois o local possui riquíssima fauna, flora e conjunto rochoso que compõe sua beleza cênica, além de abrigar o trecho mais longo contínuo do cânion do rio Jaguariaíva chamado Vale do Codó.

Como exemplo futuro deste trabalho, Jaguariaíva já conta com o Parque Estadual do Cerrado, unidade já consolidada que possui pontos incríveis de visitação guiada como o chamado Encanadão, trecho de beleza cênica do cânion formado pelo rio Jaguariaíva.

Estima-se que com a criação efetiva do Parque Municipal do Vale do Codó, o município passe a arrecadar cerca de R$ 500 mil em ICMS por ano, além do plano de manejo garantir a proteção do parque, através das normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação (UC).

A área de abrangência do parque com aproximadamente 800 hectares de área, se estenderá desde o Lago Azul até as proximidades do Bairro Jangai. São aproximadamente 9 km de extensão e um paredão de pedras a 20 metros de altura do chão, que por sua vez é coberto de mata virgem e centenas de espécies de animais.

Estiveram presentes Leticia Salomão – Instituto Água e Terra (IAT-PR); o presidente do conselho Elifaz Harã (Instituto Ambiental do Paraná); Carlos Ornellas, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Jaguariaíva - Comtur); Pedro Delgado, secretário de Indústria, Comércio e Turismo; a vereadora Sandra Negrini; o secretário executivo do conselho, Rafael Pomim (Academia de Letras dos Campos Gerais); Edson Luiz Scherer, diretor Municipal de Turismo; Mariana Balloni (Projeto Pescar e Comtur); Jeandré Guimarães, presidente da Apae; Vinicius Nadal de Masi do Clube dos Tropeiros; Nara Giselle Bueno, secretária municipal de Planejamento; Plicila de Brito, historiadora da SMECE; Érica Milek (SMICT) e Camila Blum Corrêa (SAMA)

Compartilhe:

Leia também

Jaguariaíva celebrou 202 anos com programação cívica, cultural e de valorização da comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia