Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Obras do Programa Cidades Digitais iniciam em Jaguariaíva

Obras do Programa Cidades Digitais iniciam em Jaguariaíva
(Divulgação)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - Iniciou nesta semana em Jaguariaíva a obra de instalação da estrutura subterrânea do Programa Cidades Digitais. Os trabalhos se concentram na região da Vila Kennedy e devem atingir toda a cidade, numa extensão de mais de 17 quilômetros.

Segundo informações da Ziva Soluções e Tecnologias, empresa vencedora da licitação feita pelo Governo Federal, na execução da obra estão sendo utilizadas máquinas e equipamentos que perfuram o pavimento minimamente e com precisão, visando danificar o mínimo possível da área construída. O processo também é bem rápido e a previsão é que em cerca de três meses os cabos estejam na rede subterrânea.

Com o Cidades Digitais serão estabelecidas conexões de internet e intranet, via fibra óptica, entre órgãos públicos, além de disponibilização de aplicativos de governo para gestão dos setores financeiro, tributário, da saúde e educação.

Serão mais de 40 os órgãos públicos jaguariaivenses interligados. Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Umezu, com este novo sistema, a internet nas escolas, unidades de saúde, departamentos municipais, bibliotecas, cemei’s, entre outros espaços públicos ficará mais rápida e moderna. Além disso, com uma rede de intranet, explica Umezu, o objetivo é economizar recursos públicos com a comunicação e troca de dados entre os órgãos da administração.

Próximo aos cerca de 40 pontos de instalação da rede de fibra óptica deve haver o sinal aberto de internet, relata o prefeito José Sloboda (Juca). “Nosso município já disponibiliza o sinal aberto e gratuito de internet na Praça Getúlio Vargas, onde, em caso de necessidade, existe inclusive possibilidade de recarregar gratuitamente a bateria do celular, numa tomada de uso público. Embora a prioridade seja a integração do serviço público, a ampliação do acesso à internet também deve ocorrer com o Programa Cidades Digitais, com disponibilização do sinal aberto da rede Wi-Fi, num raio de 200 metros dos prédios públicos pré-selecionados’’, explica. Outro benefício do Projeto Cidades Digitais será o de monitoramento de ruas através de câmeras de segurança.

O município está entre os nove contemplados pelo Governo Federal com o programa em todo o Paraná. Os recursos autorizados para a estrutura em Jaguariaíva são de R$1.547.574,05. Sloboda relata que este montante foi liberado a fundo perdido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Vale lembrar que, para tratar deste e outros assuntos, confirmando a liberação do projeto que ficou algum tempo paralisado, o prefeito Juca esteve em Brasília, onde foi recebido pelo o diretor nacional do projeto, Américo Tristão Bernardes e o coordenador de Sistemas, Renan Ricardo Tolentim.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura divulga a primeira vencedora de R$ 10 mil do Programa Nota Município
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia