Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Ministério Público arquiva denúncia contra Samae de Jaguariaíva

Ministério Público arquiva denúncia contra Samae de Jaguariaíva
(Foto: divulgação/PMJ)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - A 1° Promotoria de Justiça de Jaguariaíva decidiu pelo arquivamento de uma denúncia feita por um vereador do município sobre um possível reajuste tarifário, que teria ocorrido de forma ilegal e irregular pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE). Segundo o denunciante, o reajuste teria ocorrido em plena pandemia da Covid-19 e, que ao reajustar a tarifa, o município contrariava normativas da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), ente ao qual a autarquia municipal não está vinculada, pois é regulador apenas de serviços estaduais, ou municipais, mediante convênio.

Pelo MP foi pedido explicações, tanto ao município, quanto à autarquia Samae, onde ambos prestaram esclarecimentos.

De forma sincronizada, os dois entes públicos informaram ao órgão ministerial que o reajuste tarifário teria ocorrido anteriormente à pandemia e que o referido reajuste ocorre anualmente. Na resposta também foi informado que o valor da tarifa do município é um dos menores do Paraná, estando, inclusive, abaixo do valor praticado pela Sanepar, que detém a concessão da maioria das cidades do Estado.

O “Parquet” entendeu que a autarquia reajustou a tarifa diante da necessidade do equilíbrio econômico financeiro, a fim de continuar a prestação dos serviços de maneira razoável e sem prejuízo no atendimento, conforme alegações tanto do município, quanto da autarquia.

O MP, por meio da verificação dos documentos pelo promotor Gladyson Sadao Ishioka, concordou com a veracidade das alegações dos entes públicos e arquivou a denúncia realizada em maio. O órgão arquivou, ainda, outras três denúncias infundadas que o mesmo vereador apresentou perante a Promotoria.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura divulga a primeira vencedora de R$ 10 mil do Programa Nota Município
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia