Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Emprego & Qualificação

Microempreendedores aprendem a calcular corretamente o preço dos produtos e serviços

Microempreendedores aprendem a calcular corretamente o preço dos produtos e serviços
(Divulgação/PMJ)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Smict), em parceria com o Espaço Empreendedor e Sebrae, realizou na tarde de quinta-feira (11), a oficina Sebrae “Sei Formar Preço”. A capacitação foi gratuita para os participantes e ocorreu no Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante. O objetivo foi o de atender necessidades básicas de consultoria do microempreendedor individual (MEI) e pessoas que desejam investir em um pequeno comércio.

As orientações ficaram por conta do consultor do Sebrae, Divonsir Dutra, que explicou sobre vários custos e situações que interferem na composição do preço final do produto. Conforme ele, na formação do preço é preciso incluir todos os custos de produção e aplicar uma fórmula com a margem de lucro desejada. “O grande erro do empreendedor é ‘chutar o preço’, colocando simplesmente um percentual sobre o produto, sem calcular todos os gastos”, diz.

Dutra observa ainda que num cenário de constantes mudanças e avanço da tecnologia, o ideal é inovar. “Se o produto é igual ao do concorrente é difícil buscar o maior retorno possível, por isso deve-se buscar a inovação para se diferenciar”

A oficina “Sei Formar Preço” é parte de uma série de encontros voltados à promoção do entendimento das atividades básicas de uma gestão eficiente. A capacitação “Sei Comprar” já ocorreu e a próxima será a “Sei Vender”. A diretora do Departamento de Indústria e Comércio da Smict, Maria Lucélia Bortoli, relata que tais iniciativas são parte do suporte dado aos microempreendedores do município, por meio da Smict, via Espaço Empreendedor.

Segundo a diretora Lucélia, das oficinas participam até 25 pessoas, para que o consultor possa dar a atenção a todos e esclarecer várias dúvidas, além de realizar dinâmicas de grupo. Já as palestras são abertas a um número maior de participantes. Informações sobre as próximas capacitações ou orientação sobre empreendedorismo podem ser obtidas no Espaço Empreendedor da prefeitura. O local funciona anexo ao Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante, na Rua Nicanor Soares, S/N, centro de Jaguariaíva.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Jaguariaíva está com inscrições abertas para PSS
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia