Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

“Memórias do Lembrador - Apresentando a Coleção de João Batista Alves” é nova exposição no museu municipal

“Memórias do Lembrador - Apresentando a Coleção de João Batista Alves” é nova exposição no museu municipal
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - O Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo foi transformado no final do ano no Palacete do Noel, por onde milhares de pessoas passaram durante a programação do Natal para Todos. Agora o local já tem nova programação, com a exposição “Memórias do Lembrador - Apresentando a Coleção de João Batista Alves”.

A nova mostra faz alusão à Casa do Lembrador, instituição criada pelo jaguariaivense João Batista Alves em 2007, e que funcionava na cidade vizinha de Arapoti. Com o seu falecimento, em 2012, os objetos de sua coleção, agregados por mais de 40 anos, foram guardados pela família até 2017, quando houve a doação ao Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo no ano passado.

São mais de 100 objetos variados, além de revistas, livros, fotografias e documentos nesta exposição, que é dividida em oito categorias. São eles os utensílios tropeiros, publicações do colecionador, brinquedos, educação, eletrônicos, utensílios domésticos, Grupo de Escoteiros Duque de Caxias e FEB (Força Expedicionária Brasileira).

Conforme o diretor do Departamento de Cultura do município, Vinícius Schadner, a amostra tem por objetivo valorizar as pessoas que realizam doação de acervo, bem como oportunizar o conhecimento de objetos usados no passado, estimulando a sociedade a preservá-los e contribuir com este tipo de doação.

As visitas à nova exposição começaram nesta segunda-feira, dia 19, e vão até dia 26 de outubro. Simultaneamente ocorre a exposição “Fides, Honor, Labor: O Trabalho nas Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo em Jaguariaíva”, que conta através de fotos e cenário composto o cotidiano dentro da indústria local da Família Matarazzo. O Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo atende das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Ele fica no KM-213 da PR-151. Agendamento de visitas monitoradas deve ser feito pelo telefone (43) 3535-4226 ou pelo e-mail cultura@jaguariaiva.pr.gov.br.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura divulga a primeira vencedora de R$ 10 mil do Programa Nota Município
Publicidade

Mais Lidas

Influencer mirim piraiense Babi Staron está na final do BBBbezerra 2026

Prefeitura de Piraí do Sul recebe novo comandante do Corpo de Bombeiros de Castro e discute ações de prevenção e combate a incêndios

Prefeitura destaca protagonismo feminino no empreendedorismo em Ponta Grossa

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia