Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Jaguariaíva promove encontro de enfrentamento à violência contra a mulher

Jaguariaíva promove encontro de enfrentamento à violência contra a mulher
(Divulgação/PMJ)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) realizou nesta segunda, 25, Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, mais uma ação voltada à prevenção da violência doméstica. Foram reunidas no Cine Teatro Valéria Luercy, adolescentes, jovens e mulheres adultas para ouvir a palestra “Uma Linda Mulher”, ministrada pelo mágico Rodrigo Monsil, e também apresentação do Núcleo Municipal de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência.

De maneira leve, mesclando realidade e entretenimento, o mágico Monsil passou o incentivo ao público relativo ao combate às situações de violência, motivou o abandono dos relacionamentos tóxicos, do autodesprezo e quebra do silêncio.

O evento contou com a participação também de autoridades, entre eles o prefeito municipal, José Sloboda e a secretária de Desenvolvimento Social, Cleia Sloboda, secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita Alcione Lemos, chefe de gabinete Gisele Inayara Siryng e vereadora Sandra Negrini. Profissionais da Smece (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte) da equipe técnica e de coordenação do CREAS e Sedes também compareceram.

A violência contra a mulher pode ser física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Durante o encontro a enfermeira Josimara Moreira, coordenadora do Núcleo Municipal de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência, passou vários dados sobre os casos de violência feminina em Jaguariaíva e no Brasil. Levantamentos locais mostram vários casos de autoviolência, ou seja, situações em que a própria mulher se mutila ou tenta o suicídio.

Segundo informações do núcleo, a violência ocorre em várias faixas etárias, sendo a mais recorrente entre os 19 e 59 anos, e o fato é que mais da metade das vítimas se cala. “Na maioria das vezes o agressor é um conhecido, não raro, o próprio companheiro ou outro membro da família”, relatou Josimara.

Na abertura do encontro a secretária e vice-prefeita Alcione fez importantes observações sobre a situação de sofrimento de muitas mulheres e convocou todos a se unirem por uma sociedade mais humanizada. Destacou que o problema deve ser enfrentado a partir do seio familiar, na forma como se educa os filhos e filhas.

“Nós mulheres temos que refletir muito sobre nosso papel enquanto mãe, avó, tia, prima, pois temos o poder de fazer com que uma criança entenda qual é o papel dela na sociedade e assim procurar fazer dela um ser humano que respeite o outro, seja ele menino ou menina. Momentos como estes são muito importantes para podermos refletir sobre isso e entender o que cada um de nós podemos fazer de diferente e de bom”, pontuou a vice-prefeita.

Políticas públicas no sentido de combater as violências não só contra a mulher, mas também contra crianças, adolescentes e idosos, é um trabalho constante no município, disse o prefeito José Sloboda no evento. De acordo com ele, o debate e conscientização sobre o crescimento da violência e intolerância devem ser feitos entre outros públicos. Também falou da necessidade de fortalecer o núcleo familiar para redução do problema.

Orientação sobre o local onde realizar denúncias e enfrentar os crimes contra a mulher foi dada pela diretora de Proteção Especial e psicóloga Rita de Cassia Maganhati, Rita Maganhati. Representando o CREAS ela disse que em Jaguariaíva as denúncias alusivas podem ser feitas pelo Disque 100 e também pelo telefone 3535-4508.

Rita informou ainda que a Sedes e o CREAS realizam um trabalho contínuo de amparo às pessoas em situação de violência, oferecendo serviços como assistência psicológica e social, além de fazer parte de uma rede de proteção envolvendo outros órgãos que podem ser acionados. Ao final do evento foram servidas frutas, divulgando o Programa Feira Verde da Sedes.

Compartilhe:

Leia também

Jaguariaíva celebrou 202 anos com programação cívica, cultural e de valorização da comunidade
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia