Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Conferência da Saúde abre espaço para discussão do SUS em Jaguariaíva

Conferência da Saúde abre espaço para discussão do SUS em Jaguariaíva
(Divulgação/PMJ)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - Com o foco no tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizaram nesta semana a 13ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, aberto à participação popular, ocorreu no Cine Teatro Valéria Luercy.

Comunidade, conselheiros de saúde, gestores e trabalhadores da saúde municipal compareceram na conferência. Entre as autoridades esteve o prefeito José Sloboda, vice-prefeita e secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama, Cleia Sloboda, secretária de Saúde, Amália Alves, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mariana Carneiro, secretário de Administração e Recursos Humanos Hissashi Umezu, presidente do Ipas, Valdemir Ferreira e o representante do Núcleo Regional de Saúde, André Luiz Lisboa,.

Na abertura dos trabalhos Lisboa, em nome da Regional de Saúde, relatou que a ampliação do diálogo com os municípios será uma estratégia de administração. “Estaremos mais próximos dos municípios, na busca de construir um SUS melhor para todos”, resumiu.

O prefeito José Sloboda falou de um dos focos da conferência, que foi a questão do financiamento do SUS. Ele registrou que Jaguariaíva aplica em média 25% de sua receita corrente líquida em saúde, ou seja, mais do que a aplicação constitucional exigida, que é de 15%.

Conforme Sloboda, embora a maioria dos recursos esteja comprometida na manutenção dos serviços, o município apresenta também investimentos. “Revitalizamos a estrutura física e conseguimos novos equipamentos para o Hospital Carolina Lupion, além de reformar unidades de saúde, como a do Lagoão, que está prestes a ser entregue. Também implantamos novos projetos, como o Castramóvel, que logo começa a funcionar, e o Programa Feira Verde, que tem impacto na saúde, com o acesso a alimentos saudáveis e limpeza da cidade”, citou.

A vice-prefeita lembrou que Jaguariaíva já passou grandes dificuldades na área, contudo além de transformação estrutural e contratação de profissionais via concurso, ação importante foi organizar as finanças e dívidas municipais para possibilidade de receber verbas estaduais e federais. “Nossa saúde já passou por conquistas e, revoluções e neste fórum de debates, vamos discutir e propor novos melhoramentos”, disse.

Controle Social - Representantes de segmentos organizados de usuários do sistema único de saúde (SUS), prestadores de serviço de saúde do SUS, trabalhadores da saúde, conselheiros de saúde e representantes do poder público participaram na conferência de discussões em grupo.

Os debates foram embasados em duas palestras que os antecederam. A primeira foi com o historiador e mestrando Rafael Pomim, que fez um retrospecto da 8ª Conferência Nacional de Saúde e seu legado. Na sequência o mestre em Saúde Pública, Julio Cesar houve ainda a escolha de novos conselheiros para renovação do Conselho Municipal de Saúde. Também foram eleitos delegados que representarão as propostas do município na Conferência Estadual da Saúde.

Compartilhe:

Leia também

Deputado Fadel confirma a construção de nova unidade de saúde em JaguariaívaUBS será construída no bairro Portal do Sertão para atender a demanda gerada pelo crescimento da região
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia