Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Agronegócio & Economia

Com diversas ações, Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Jaguariaíva integra pacote de desenvolvimento municipal

Com diversas ações, Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Jaguariaíva integra pacote de desenvolvimento municipal
(Divulgação/PMJ)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente (SAMA) atua no município de Jaguariaíva como secretaria de apoio, desempenhando funções importantes de suporte técnico à comunidade e a outros departamentos municipais.

Com profissionais qualificados, a equipe conta com veterinário, engenheiro agrônomo, biólogo, engenheiro florestal, geógrafa e atendentes que realizam o trabalho administrativo junto ao público, como orientação para a liberação de licenças ambientais, abertura de empresas, desmembramento e agendamento para consultorias.

De acordo com números fornecidos pela SAMA, somente neste ano já foram expedidas mais de 30 licenças ambientais, serviço que contribui para acelerar o desenvolvimento municipal, como destaca o secretário José Marcos Pessa Filho. "Temos hoje uma posição privilegiada na disputa por investimentos, uma vez que os empresários não precisam se deslocar até o IAP em Ponta Grossa para solicitar suas licenças ambientais, além de ser econômico para a empresa, é muito mais rápido, pois o IAP em Ponta Grossa atende mais de 20 municípios", afirma.

Além das funções de apoio e parcerias com outras secretarias como Infraestrutura e Habitação, Saúde e Educação, e órgãos como o Ministério Público e Polícia Civil, a SAMA é responsável pela gestão de equipamentos e serviços prestados aos pequenos produtores do município, entre eles o uso de três tratores com balde para preparação do solo e transporte de calcário, serviço realizado gratuitamente pelo município, ficando a cargo do produtor apenas a aquisição do calcário e o combustível necessário.

Recentemente a prefeitura municipal também adquiriu um rotoencanteirador, no valor de R$ 12 mil, que deve auxiliar na agilidade para a abertura de novos canteiros, principalmente, para a ampliação do plantio dos produtores locais que fornecem para o Feira Verde e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Mensalmente, entre serviços voltados a Agropecuária, Meio Ambiente e público em geral, são mais de 200 atendimentos.
A SAMA ainda realiza, através de sua equipe, a manutenção de áreas verdes em espaços públicos com a poda de árvores, jardinagem, e plantio de mudas. Desde 2009 já foram aproximadamente 20 mil mudas plantadas pela equipe. Anualmente são mais de 10 mil mudas distribuídas para a comunidade, tanto em campanhas como a do Dia da Árvore, quanto no fornecimento à população.

No trabalho voltado aos animais, a secretaria faz a gestão da Clínica Veterinária Municipal, que realiza castrações de animais domésticos e atendimento a animais silvestres encontrados muitas vezes machucados.

Compartilhe:

Leia também

Jaguariaíva lançará novo programa de educação fiscal em parceria com Ministério Público de Contas
Publicidade

Mais Lidas

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia