Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

CAPS realiza atividades de prevenção ao uso de drogas dentro do Junho Branco

CAPS realiza atividades de prevenção ao uso de drogas dentro do Junho Branco
(Foto: Divulgação/PMJ)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A administração municipal, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vovó Tonica, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), promoveu ações do Junho Branco, mês de Prevenção e Conscientização Sobre o Uso de Álcool e Outras Drogas, em escolas, empresas e setores de atendimentos sociais.

Nas escolas municipais as atividades foram realizadas com os alunos dos 5º anos onde, através de uso de linguagem acessível e com atividades lúdicas, foi falado sobre os tipos de drogas e seus malefícios, e as escolhas que devem ser feitas em relação à vida.

“Buscamos realizar as ações com os alunos de 5º ano, porque é o período em que ocorre a transição da escola municipal para a estadual e, de certa forma, quando os alunos tornam-se mais vulneráveis às escolhas. Muitas crianças não tinham o conhecimento que o álcool também é uma droga.”, afirma a psicóloga do CAPS, Larissa Vieira Sadek dos Santos.

Segundo informações repassadas pelo CAPS, a busca por tratamento para dependência química teve um aumento expressivo no município. Uma das explicações é o aumento de uso de drogas durante a pandemia, principalmente associado ao isolamento social. Além disso, ampliou-se o número de pessoas que apresentam transtornos mentais relacionados ao uso de drogas.

A pandemia também ocasionou um aumento na ingestão de bebidas alcoólicas (droga lícita) no Brasil, tornando-se frequente nos lares, inclusive entre a população feminina.

Importante verificar que, apesar de não ser o maior consumidor de cocaína e crack do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, com relação à violência vinculada ao tráfico de drogas o Brasil lidera o ranking mundial.

Junho Branco

Instituído no Paraná, através da Lei 19.121/2017, é dedicado a ações de esclarecimento e incentivo à prevenção e ao tratamento contra o uso indevido de drogas. É baseado na data de 26 de junho, escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para celebrar mundialmente o Dia Internacional de Combate às Drogas.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura divulga a primeira vencedora de R$ 10 mil do Programa Nota Município
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia