Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Aluno da UFPR recebe prêmio internacional por descoberta em Jaguariaíva

Aluno da UFPR recebe prêmio internacional por descoberta em Jaguariaíva
Foto: Divulgação
Publicidade
Jaguariaíva é reconhecida pela sua riqueza fossilífera de invertebrados marinhos, animais que existiram no nosso planeta há mais de 300 milhões de anos atrás.

Uma descoberta feita recentemente por integrantes do grupo de pesquisa sobre Geologia Exploratória, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) revelou fósseis de espécies até então desconhecidas, cuja pesquisa rendeu ao estudante do curso de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Malton Carvalho Fraga, o prêmio “Undergraduate Prize 2020” da Associação Paleontológica (The Palaeontological Association – ThePalAss) sediada no Reino Unido – Europa. Segundo a Associação, este é o primeiro certificado nos últimos quatro anos entregue para um estudante brasileiro.

De acordo com os pesquisadores, as descobertas são importantes para mostrar a diversidade e as peculiaridades das espécies que viveram nos mares polares durante o período Devoniano.

Com essa descoberta dos fósseis de duas espécies até então desconhecidas, agrega maior valor à pesquisa científica nessa região. Batizadas em homenagem ao estado, a família chama-se Paranasteridae, o gênero Paranaster, a espécie Paranaster crucis (estrela-do-mar), o gênero Magnasterella e a espécie Marginix notatus (serpente do mar).Assim os estudos destes fósseis contribui para os pesquisadores diagnosticarem como era o nosso planeta, as mudanças climáticas e como os seres vivos se comportavam neste período. A coleta dos fósseis foi realizada por diferentes alunos e professores, em pontos estratégicos dos municípios de Ponta Grossa e Jaguariaíva. Os fósseis estudados estão depositados no Laboratório de Paleontologia (LABPALEO) da Universidade Federal do Paraná, na cidade de Curitiba.

O estudo pioneiro, realizado pelo estudante Malton junto a sua orientadora professora Cristina Silveira Veiga, foi publicado na revista científica internacional Journal of South American Earth Sciences.

Fonte: Folha Extra

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura divulga a primeira vencedora de R$ 10 mil do Programa Nota Município
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia