Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

Administração municipal presta contas relativas ao segundo quadrimestre do ano

Administração municipal presta contas relativas ao segundo quadrimestre do ano
(Divulgação/PMJ)
Publicidade
IMPRENSA/Jaguariaíva - Na manhã desta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Vereadores de Jaguariaíva, ocorreu a audiência pública de prestação de contas relativa aos anexos das metas fiscais pela Prefeitura Municipal e autarquias Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e Ipas (Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores Públicos Municipais). O período apresentado foi o segundo quadrimestre de 2019.

Realizada a cada quatro meses, a audiência cumpre determinação do artigo 9, parágrafo 4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal. Entre os presentes esteve o prefeito municipal, José Sloboda, a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, o presidente da Câmara Municipal, Adilson Passos Félix, secretários municipais, funcionários públicos e alguns membros da comunidade e vereadores.

O presidente Adilson abriu os trabalhos e anunciou que a Câmara Municipal, por não ter obrigatoriedade, não faria apresentação financeira. Em seguida os dados financeiros das secretarias municipais de Finanças e Planejamento, mais relatórios da Secretaria Municipal de Saúde (Semus),mostraram que todos os índices de aplicação do orçamento estão em conformidade com a legislação e orientações do Tribunal de Contas.

Após exposições obrigatórias, com relatórios das metas fiscais do Executivo Municipal, houve apresentação voluntária da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Smih). Foram mostradas as situações das inúmeras obras, entre elas a de pavimentação da Rua Canguçu, entregue oficialmente neste mês, o Condomínio do Idoso, que já começou a ser construído, sendo o projeto pioneiro no Estado, além da construção das 200 casas do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial, já em fase final de execução, reforma predial na Casa Lar e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Primavera, entre outras.

Transparência - O prefeito José Sloboda ao final prestou contas de ações, obras e projetos entregues e em andamento e falou de propostas de novas realizações em benefício da população. Disse que o município cuida muito para não ultrapassar o limite de gastos com pessoal, principalmente para manter certidões necessárias ao recebimento de verbas estaduais e federais.

Citou que o Programa Feira Verde deve continuar, visto que se mostrou eficiente no fornecimento de alimentos saudáveis, promovendo a educação ambiental e geração de renda a pequenos agricultores.

Outra realização de sucesso é o Castramóvel, que está no bairro Santa Cecília e visa controlar a reprodução desordenada de animais e evitar zoonoses. Também foi falado da obra de revitalização da Praça Isabel Branco, iniciada neste mês, e a finalização do calçamento no entorno da nova ponte entre os jardins Nossa Senhora de Fátima e Samambaia. Segundo o prefeito, a prefeitura continuará investindo em obras de infraestrutura urbana, tendo mais de R$20 milhões previstos para pavimentação nos próximos meses, incluindo a retomada das obras no Jardim Edith, que já estão autorizadas pela Justiça.

Para melhorar a segurança, grande necessidade da população, será viabilizado em breve o sistema de monitoramento de vias públicas por 96 câmeras. Elas serão instaladas em prédios públicos e principais ruas da cidade, controladas por uma central interligada com a Polícia Militar.

A Guarda Municipal é outro projeto em implementação. Além disso, para otimizar a iluminação pública, devem ser instaladas lâmpadas de led nos postes da zona urbana. A vantagem da mudança é a economia de energia e a durabilidade do material. Também foi anunciado que em breve deve iniciar a reformulação do antigo Jaguar Center, visando criar um espaço mais atrativo para visitação turística e lazer dos jaguariaivenses.

A audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal. Ao final o presidente da Câmara, Adilson Félix, recebeu das mãos do prefeito José Sloboda o documento com os dados expostos ao público. A prestação de contas da Semus também foi encaminhada ao Conselho Municipal de Saúde.

Compartilhe:

Leia também

Campus do IFPR de Jaguariaíva inaugura novas estruturasCampus do IFPR de Jaguariaíva inaugura novas estruturas
Publicidade

Mais Lidas

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia