Jaguariaíva realiza Encontro de Gestantes com alerta sobre riscos do tabagismo na gravidez

COM ASSESSORIAS – Nesta quarta-feira, 19, no Departamento de Ensino Profissionalizante, houve o primeiro Encontro de Gestantes do ano, abordando o tema “Fumar na gestação prejudica o bebê”. A ação faz parte da programação anual de encontros de orientações para gestantes, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) da Prefeitura de Jaguariaíva.
Conduzida pela coordenadora do grupo de apoio antitabagismo da SEMUS, Andrea Requi, a palestra destacou os riscos do cigarro durante a gravidez, como baixo peso ao nascer, partos prematuros e problemas respiratórios nos recém-nascidos. O evento contou também com a presença da nutricionista Marília Nejain e das enfermeiras Camila Mendes Simões e Anelise Juliani, que reforçaram a importância de uma gestação saudável e da amamentação.
Cuidados – Em Jaguariaíva a prefeitura oferece acompanhamento completo às gestantes, garantindo assistência do início do pré-natal até o pós-parto. As que realizam o pré-natal na rede municipal de saúde têm acesso a consultas periódicas, sendo elas mensais, quinzenais ou semanais, conforme o período gestacional.
São realizados exames laboratoriais e de imagem para monitoramento da saúde da mãe e da criança. Visita à Maternidade do Hospital Carolina Lupion, a partir das 34 semanas de gestação, prepara as participantes para o momento do parto, entre outras atividades e atendimentos.
“Para receber acompanhamento completo, a gestante deve inicialmente procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima”, informa a enfermeira Camila, da UBS Central, onde são acolhidas as futuras mamães. O próximo Encontro de Gestantes será no dia 19 de março, às 15h, no Departamento de Ensino Profissionalizante, situado na Rua Nicanor Soares, 225, Centro, aberto a todas as gestantes do município.