Correio dos Campos

Jaguariaíva promove ações para atendimento de pessoas em situação de rua

6 de julho de 2021 às 15:14
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS), através da Rede de Proteção, e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), têm um trabalho voltado ao atendimento emergencial de pessoas em situação de rua e passantes. As abordagens têm sido feitas à noite.

Os técnicos têm ido a locais como praças, pontos de ônibus, logradouros públicos, terminal rodoviário e prédios abandonados para encontrar os que costumam dormir nesses locais. Além dos cobertores para aliviar esses dias de frio intenso, são disponibilizadas roupas limpas, local para banho e passagens para os que solicitam.

As passagens são dadas a quem manifesta vontade de deixar as ruas e retornar ao lugar de origem, busca abrigo em um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) ou vem de longe para tentar chegar a certos municípios fortes na oferta de serviço temporário.

Segundo dados da SHADS, entre 16 de junho e 2 de julho, foram feitas 16 abordagens sociais e efetuado o cadastro de todos os localizados. Entre os registros mais comuns estão o de pessoas que têm família em Jaguariaíva, mas permanecem nas ruas a maior parte do tempo. Foram localizados ainda alguns indivíduos que fugiam de alguma situação, que não tinham documentos e dependentes de álcool ou drogas com desejo de tratamento.

São várias as razões e delicados os contextos que envolvem os passantes e pessoas em situação de rua. Diante disso, a orientação é para que o CREAS seja acionado pela população e assim identifique e cuide do encaminhamento dessas pessoas, via Rede de Proteção existente no município. O CREAS fica na Rua Capivari, 384, e atende pelo telefone (43) 3535-4508.