Correio dos Campos

Universidade Aberta do Brasil completa 15 anos e Jaguariaíva é um dos 850 municípios que possuem o Polo

21 de junho de 2021 às 18:19
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) completou 15 anos no país. São mais de 800 municípios contemplados e Jaguariaíva está entre eles. O sistema favorece a formação e aperfeiçoamento de professores e comunidade, na modalidade de educação a distância (EaD).

Em Jaguariaíva o Polo UAB vai comemorar 12 anos. A prefeita Alcione Lemos era a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte na época da conquista do Polo, durante a primeira gestão do prefeito Otélio Renato Baroni. Ela buscou o projeto para dar aos jaguariaivenses a oportunidade de terem, em sua própria cidade, acesso gratuito a cursos de grandes instituições de ensino superior, visando melhoria na formação de professores e oportunidade de estudo para todos. “Como gestores municipais pensamos não só na educação de nossas crianças, mas também no ensino de qualidade para nossos jovens e adultos”, relata.

Trajetória – O primeiro local de funcionamento foi o antigo Grêmio PISA, com os cursos de História, Geografia e Letras Português/Inglês. Em 2012 os cursos passaram a ser oferecidos no Condomínio Matarazzo, com nova avaliação do espaço pelos órgãos competentes. Já em 2015, os cursos passaram a um bloco especial, anexo à Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Erla de Melo, destaca que o pólo é uma importante estratégia de formação docente, por isso nos últimos anos o município tem investido na manutenção do projeto, que neste mês completa 15 anos. Ela informa que a prefeitura, através da SMECEL, é responsável pela manutenção da moderna estrutura do pólo, que conta com biblioteca, laboratórios, Núcleo Tecnológico Municipal, amplas salas de aula, computadores à disposição dos alunos e profissionais para gestão e atendimento das turmas. Acrescenta que os cursos são ofertados através de convênios da SMECEL com a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e também com a UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná).

Alunos – Conforme a coordenadora do Polo UAB em Jaguariaíva, Daniele Micalowski, atualmente o Polo UAB de Jaguariaíva atende 136 acadêmicos. As turmas de 2018 a 2021 são as de Licenciatura em Pedagogia, com 84 acadêmicos. Cursam Licenciatura em Pedagogia 36 alunos, com duração entre 2020 a 2024, e 15 acadêmicos fazem a Segunda Licenciatura em Letras Português-Espanhol, com duração de curso entre 2021 e 2022. O Polo UAB de Jaguariaíva já realizou o sonho de centenas de pessoas de cursar o ensino superior. Incluindo cursos de graduações, tecnólogos, pós-graduação, qualificação, aperfeiçoamento e complementações já são mais de mil os estudantes formados no Polo.