Correio dos Campos

Samae realiza diversos serviços de melhoria e manutenção nas redes de água e esgoto

7 de maio de 2021 às 18:13
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – O Samae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Jaguariaíva trabalha constantemente para servir a população. De dia e até a noite são prestados serviços essenciais, como os de manutenção do sistema de água tratada, bem como a captação, tratamento e destinação correta do esgoto.

Somente nesses primeiros meses do ano já foram mais de três mil ordens de serviço executadas, informa o presidente da autarquia, Pedro Leocádio Delgado. Entre os trabalhos estão os consertos de vazamentos em tubos rompidos, manutenção de elevatórias de esgoto e de cavaletes, trocas de registro, desobstrução de manilhas, religações e desligamentos.

Também houve limpeza de caixas d’água de escolas e unidades de saúde, gerando economia à municipalidade, com a prestação desse serviço pela autarquia municipal. O Samae também fez a contenção de vertedouros de água em vias públicas, como ocorrido neste mês na Rua Tucunaré, Bairro Primavera.

Responsável pela recuperação da pavimentação, calçadas e bocas-de-lobo onde o executa serviços, o Samae realizou esses serviços em pontos do Centro e bairros como o Lagoão, Fluviópolis, Vila Kennedy, Distrito Industrial Ary Fanchin, Primavera, entre outros.

Investimentos – Já são mais de 14.900 ligações de água e mais de 12.900 as de esgoto em Jaguariaíva, numa extensão de 180 quilômetros de rede de água e 150 quilômetros em rede de esgoto. O trabalho de expansão e melhoria dos serviços, no entanto, não param.

Novas ligações de água e esgoto estão sendo feitas na Rua Pedro Kojo, Bairro Lagoão. Nos últimos dias houve prolongamento da rede de água na Rua Professora Durvacira de Azevedo, no Distrito Industrial Ary Fanchin. E para aumentar a capacidade de fornecimento ao Jardim Primavera e adjacências, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Três Bocas ganhou na última semana mais três novos reservatórios, com capacidade de 25 m3 cada.

Já na zona rural, o Samae providenciou neste ano a nova rede de captação de água para os moradores do Jangai, além de executar obra de barragem e captação na Vila Rural.

A prefeita Alcione Lemos diz que os investimentos contínuos em saneamento básico garantem mais eficiência e estruturas que impactam diretamente na saúde e qualidade de vida dos jaguariaivenses. Sempre com o lema “Jaguariaíva somos todos nós”, pede colaboração de todos com a água e descartes de resíduos e efluentes.

“Precisamos que cada um faça sua parte, descarte corretamente o lixo, cuide da água e evite ligações irregulares de águas das casas nas galerias de águas pluviais, para que em dias de chuva não haja colapso na rede e consequentes alagamentos”, orienta a prefeita Alcione. Ela lembra que o Samae possui uma das menores taxas de manutenção do Brasil, oferecendo uma cobertura de saneamento básico a mais de 90% da população, sendo um diferencial entre muitas cidades brasileiras.