Correio dos Campos

Administração municipal busca soluções para reclamações de usuários do transporte coletivo

20 de janeiro de 2021 às 17:45
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – Embora a maioria dos usuários do transporte coletivo em Jaguariaíva já tenha se habituado ao uso do cartão magnético pré-pago, algumas pessoas que não o possuem enfrentam dificuldades por não poderem embarcar, mesmo querendo pagar em espécie. Diante disso, a administração municipal, reuniu-se com representantes da Transpen, vencedora da licitação, para busca de solução para esta e outras questões.

A reunião foi realizada no dia 14, e contou com a presença da prefeita Alcione Lemos, do secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Logística, Gil Lorusso, da secretária Municipal de Negócios Jurídicos, Tania Maristela Munhoz, do diretor presidente da Transpen, Miguel Fadel e do diretor Jurídico, José Carlos Mendonça Junior.

O sistema de bilhetagem eletrônica, implantado no final de 2019, dispensa a presença dos cobradores nos veículos. Com isso, o usuário esporádico, por exemplo, que geralmente não têm o cartão de passageiro, feito na Garagem da empresa, e que precisa usar o ônibus de última hora, normalmente não consegue embarcar. Na reunião a empresa se mostrou disposta a negociar com os motoristas e o sindicato da categoria, para que nessas situações o motorista possa receber o valor da passagem, permitindo que a pessoa use o transporte.

Outro resultado positivo da intervenção da administração municipal foi a ampliação dos pontos de recarga dos cartões. Além do 777 Primavera, Mercado Ulrich, Farmácia Econômica, Lotérica, Mercado Barros, Garagem da Transpen, Agência Transpen na Rodoviária e o Supermercado Rickli, novos locais serão instalados nos bairros Primavera I e II, Vila Kennedy e Portal do Sertão para atendimento dos usuários.

Distanciamento – Também esteve em pauta a questão da superlotação dos veículos em horários de pico. “Marcamos a reunião para encontrar soluções, atendendo às expectativas da população. Em relação ao pagamento em espécie, parece que chegamos a um acordo. Já em relação à superlotação, me comprometi a encontrar alternativas, junto com eles, o mais rápido possível, levando em conta principalmente ao alto número de infectados pela Covid e as necessárias restrições a aglomerações”, relata a prefeita Alcione.

Segundo a prefeita, foi autorizada pela prefeitura a inserção de mais linhas e horários para o Distrito Industrial para esta demanda, atendendo pedido da direção da empresa Braspine, que comunicou à administração a contratação de mais 350 novos empregos, aumentando a demanda no transporte, principalmente porque a empresa passará a trabalhar em quatro turnos.

Por fim, a prefeita Alcione também discutiu detalhes ligados à implantação do novo subsídio no transporte coletivo para funcionários. O objetivo é a aquisição de meio passe a ser distribuído aos servidores públicos municipais, que utilizam o transporte público, atendendo anseio da categoria e cláusula do acordo coletivo, firmado entre município e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.