Correio dos Campos

Jaguariaíva: mais de 90% dos pais avaliam como positivo o “Projeto Escola e Família Mediando o Aprendizado”

14 de maio de 2020 às 13:18
divulgação

COM ASSESSORIAS – O período de isolamento necessário para prevenir a disseminação do novo coronavírus não está sendo tempo perdido para alunos da rede municipal de ensino. Há mais de um mês as crianças da zona urbana e rural recebem material impresso e ajuda online para estudar em casa.

Denominado “Projeto Escola e Família Mediando o Aprendizado”, a ação da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), é feita em parceria com os pais. A vice-prefeita Alcione Lemos conta que a família auxilia na realização das atividades e encaminha as tarefas de casa aos professores, que fazem neste período um trabalho remoto.

“Neste período de isolamento o setor de educação foi bastante prejudicado, contudo reunimos nossa equipe de trabalho e juntos elaboramos este projeto, para ofertar aos nossos alunos o conteúdo que seria dado em sala de aula, contando com a parceria dos pais. Estamos todos unidos para que nossas crianças tenham o melhor em termos de aprendizagem”, relata Alcione.

Entre os recursos para o contato via internet entre os professores, alunos e pais estão as redes sociais, entre elas as mensagens de áudio e vídeo-aulas encaminhadas via WhatsApp, que a grande maioria tem acesso. Os pais recebem ainda material impresso, via apostilas e livros didáticos. Além das escolas, os cemei’s também estão incluídos.

A diretora de Educação, Andreia Valentim, conta que os professores estão em formação continuada para elaboração das aulas diferenciadas para o momento. As oficinas, realizadas online, abordam temas como os recursos didáticos digitais, aplicativos, pensamento fonológico e alfabetização, entre outros assuntos.

Feedback – A etapa inicial das aulas em casa nesta fase de pandemia já foi avaliada pelos pais e adaptada pela equipe pedagógica. Segundo pesquisa feita pela Smece, mais de 90% dos pais aprovam o trabalho. Num universo de mais de 2 mil pais que responderam a pesquisa, a maioria informa que não há grande dificuldade para o estudo temporário em casa.

As atividades enviadas também foram vistas como úteis no sentido de reposição do conteúdo. Em quase todas as famílias a responsável pelo apoio nas tarefas dos filhos neste projeto é a mãe, conforme respostas contidas nos formulários.

O tempo dedicado diariamente é de, em média, duas horas por dia, conforme mostra a pesquisa feita Smece para avaliar o trabalho.

O Projeto Escola e Família Mediando o Aprendizado iniciou em abril, antes mesmo da possibilidade deste sistema de ensino ser enquadrado na contagem dos dias letivos. Vale lembrar que, além dessa iniciativa, a Smece também faz um trabalho simultâneo de ajuda a cerca de 900 famílias com crianças matriculadas na rede. Elas recebem neste período de dificuldades um kit de alimentação para complementar a nutrição dos alunos neste momento em que muitos pais estão sem trabalhar.