Correio dos Campos

Conselho Tutelar de Jaguariaíva recebe novos conselheiros

14 de janeiro de 2020 às 10:36
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – O Conselho Tutelar de Jaguariaíva já funciona com novos integrantes. A posse dos conselheiros eleitos para o quadriênio 2020/2023 ocorreu na sexta-feira (10), no Cine Teatro Valéria Luercy.

Compareceram na cerimônia a presidente do Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Simone Leite Cunha, o prefeito José Sloboda, a juíza Ana Claudia de Lima Cruvinel, a secretária de Desenvolvimento Social, Cleia Sloboda, a diretora da Rede de Proteção, Marilia Rodrigues, o delegado Derick Moura Jorge, secretários municipais, vereadores, familiares e conselheiros que encerraram o período de atuação.

Os conselheiros escolhidos têm a função de agir quando direitos de crianças e adolescentes são ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsável ou em razão de sua própria conduta. Na ocasião, a presidente Simone agradeceu aos conselheiros que finalizaram a gestão e destacou a importância da equipe em aprofundar conhecimentos para a prática, embasada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Simone registrou ainda o apoio recebido da prefeitura e outros órgãos na realização da eleição dos conselheiros. A diretora Marilia também enalteceu as realizações da equipe que deixou o conselho e deu boas-vindas aos novos membros.

O prefeito José Sloboda deu boas-vindas aos novos membros e reconheceu o trabalho da equipe que deixou o conselho. Na oportunidade reiterou o apoio do município ao órgão, envolvido na aplicação dos direitos das crianças e adolescentes e informou que o município aguarda a liberação de recursos do Governo do Estado para a construção de sede própria do conselho, que hoje funciona em um prédio cedido pela prefeitura.

Também deixou uma mensagem a juíza Ana Claudia de Lima Cruvinel.   Segundo ela, a atuação dos conselheiros devem ser pautadas na lei e em conjunto com a equipe técnica e apoio do judiciário.

Além da escolha democrática pelos eleitores do município em outubro, os conselheiros eleitos passaram por etapas classificatórias, coordenadas pelo CMDCA, incluindo prova de conhecimento, que abordou assuntos como o ECA, língua portuguesa e informática. Também houve avaliação psicológica. Os eleitos foram José Crair de Oliveira, Alcides Alves de Oliveira, Agatha Barreto, Cristina Alferes Benato e Danuta Kojo.  Como suplentes ficaram Miriam Aparecida de Pizzol da Silva, Sonia Terezinha de Moraes, Rosane Resende, Anielle Oliveira e Jocemara de Abreu.