Correio dos Campos

Agência do Trabalhador de Jaguariaíva encaminhou mais de 2 mil trabalhadores para vagas de emprego em 2019

8 de janeiro de 2020 às 14:33
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – O ano de 2019 foi de grandes conquistas para o município de Jaguariaíva em todas as áreas de atuação do poder público, Educação, Infraestrutura, Saúde, Habitação e também na geração de empregos.

De acordo com o levantamento realizado pela Agência do Trabalhador, em 2019 foram encaminhados 2.562 trabalhadores para 800 vagas.

Até o mês de novembro 340 trabalhadores haviam sido colocados no mercado de trabalho. Os números ainda apontam 8.276 atendimentos e 817 trabalhadores cadastrados no Portal Trabalha Brasil, onde estão disponibilizadas mais de 987 mil vagas de emprego em todo Brasil. No ano foram 1.388 requisições de Seguro Desemprego.

Além das vagas de emprego, a agência emitiu, através do posto de identificação, 2.019 RG’s e mais 1945 documentos entregues pelo Paraná Cidadão. No ponto de autoatendimento da Receita Federal, em funcionamento na agência desde agosto, foram 176 atendimentos até dezembro.

O diretor de Fomento ao Emprego, Agência do Trabalhador e Identificação, Fábio dos Santos Marcos, destacou que semanalmente são dezenas de vagas para os mais diversos públicos e o importante é buscar especialização e atualização para estar atrativo no mercado de trabalho.

No ranking dos municípios dos Campos Gerais com mais de 30 mil habitantes, divulgado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Jaguariaíva fechou o ano em 2º lugar, ficando atrás apenas de Ponta Grossa e a frente de outros municípios maiores como Telêmaco Borba, Castro e Prudentópolis. De janeiro a novembro foram 3.735 admissões e 3.262 desligamentos, fechando um saldo positivo de 473 vagas ocupadas.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Delgado, considerou os números como resultado de um trabalho focado no crescimento de múltiplos setores que estão em evidência do município, como Construção Civil, comércio e Turismo. “A empregabilidade em Jaguariaíva segue a tendência nacional e estadual, que tem gerado novos postos de trabalho, principalmente, no setor de Serviços. São inúmeras obras pela cidade, sendo que, boa parte é do Poder Público, nas quais são absorvidas mão de obra diariamente. Com a melhoria na infraestrutura e mobilidade do município, vêm as novas empresas e a ampliação das que já atuam, gerando mais postos de trabalho e um ciclo que só pode resultar em desenvolvimento”, afirma Delgado.