Correio dos Campos

Profissionais da rede municipal de ensino e da APAE de Jaguariaíva recebem informações sobre o autismo

4 de dezembro de 2019 às 10:02
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – Na noite da última terça-feira, dia 26, profissionais que compõem a equipe gestora, a assessoria pedagógica, os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e Cemeis, assim como os professores e educadores infantis da rede municipal de ensino, tanto da área urbana quanto da rural, além de funcionários da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Jaguariaíva, lotaram o Cine Teatro Valéria Luercy para o Workshop “Falando sobre Autismo.

O evento faz parte do processo de formação continuadas dos docentes municipais e contou com a apresentação de quatro profissionais da Aproaut (Associação de Proteção aos Autistas), entidade da cidade de Ponta Grossa com mais de 20 anos de experiência no acompanhamento, assistência e tratamento de crianças, adolescentes e adultos com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, esteve presente no evento, deu boas-vindas ao público e falou sobre a importância de se entender melhor o autismo. Também participou do workshop a diretora do Departamento de Educação, Andréia Aparecida Valentin.

Durante as apresentações as palestrantes abordaram assuntos como o histórico a respeito do transtorno, características, informações sobre diagnóstico e tratamentos. Também falaram e deram exemplos sobre suas experiências profissionais no trabalho com pacientes que possuem o transtorno. As palestrantes foram:

Médica Pediatra Laís Regina Rocha de Carvalho – Possui graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (1996), residência em Pediatria no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (1998), especialização em Neurologia Infantil pelo Hospital de Clínicas de Curitiba (2001), mestrado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (2003), fellowship em Doenças Neuromusculares pela University of Southern California (2003) e na University of Alabama at Birmingham (2004). Tem experiência na área de Pediatria, com ênfase em Neurologia Infantil. Professora da Disciplina de Pediatria e Coordenadora do Internato em Pediatria no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como Neuropediatra na APROAUT há mais de 10 anos e na APACD em Ponta Grossa.

Psicopedagoga Magda de Fátima Tenório – Possui formação acadêmica Licenciatura em Pedagogia (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialização em Docência do Ensino Religioso em 2009 pela FABAPAR – Curitiba. Especialização em Psicopedagogia pela Univale. Especialização em Educação Especial pela Univale. Especialização em Transtorno Globais do Desenvolvimento pela Universidade São Braz – Curitiba. Em 2009 iniciou na Aproaut com atendimentos na área pedagógica e na sequência em Psicopedagogia na Clínica da Aproaut (SUS). De 2012 até set/2019 exerceu a função de diretora da Escola Esperança, mantida pela Aproaut. Atualmente atua como psicopedagoga do Centro dia da Aproaut.

Psicóloga Karla Fernanda Paulino – Formada pela UnC (Universidade do Contestado – Campus de Porto União-SC) em 2007, com o título de Licenciado em Psicologia e Psicólogo. Atua como psicóloga clínica na instituição Aproaut desde 2009 e neste período atuou também por 7 anos como psicóloga da parte de avaliações de pessoas com TEA. Atuou como psicóloga clínica no Primeiro Batalhão da Polícia Militar do Paraná – Ponta Grossa em 2017. Trabalhou como psicóloga clínica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Juara-MT, de fevereiro a outubro de 2008. Especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Neuropsicopedagogia – Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Possui cursos complementares relacionados ao atendimento do autismo, como simpósios e cursos básicos de equoterapia, Son Rise e ABA.

Terapeuta ocupacional Priscilla Nunes de Andrade Nogueira – Graduada em Terapia Ocupacional em 2010 pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), com registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Formação em Arteterapia – Institituto Educacional Global ABC. Curso completo Pilates Clínico Funcional – Instituto IPES. Ribeirão Preto-SP. Pós-graduação em Gestão Empresarial da Saúde (PUC-PR). Curso de Integração Sensorial – Serfono. Bauru-SP. Atendimento clínico no Hospital Marcos Palmério de Uberaba (2013-2015). Terapeuta ocupacional atendendo grupos de autistas no Serviço Socioassistencial da Associação de Proteção aos Autistas. Atende também na Clínica Sensório-Motor São Rafael, pacientes com diagnósticos diversos na área de neuropediatria e maioria com diagnóstico de autismo.