Correio dos Campos

Jaguariaíva promove encontro de enfrentamento à violência contra a mulher

26 de novembro de 2019 às 14:56
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) realizou nesta segunda, 25, Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, mais uma ação voltada à prevenção da violência doméstica. Foram reunidas no Cine Teatro Valéria Luercy, adolescentes, jovens e mulheres adultas para ouvir a palestra “Uma Linda Mulher”, ministrada pelo mágico Rodrigo Monsil, e também apresentação do Núcleo Municipal de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência.

De maneira leve, mesclando realidade e entretenimento, o mágico Monsil passou o incentivo ao público relativo ao combate às situações de violência, motivou o abandono dos relacionamentos tóxicos, do autodesprezo e quebra do silêncio.

O evento contou com a participação também de autoridades, entre eles o prefeito municipal, José Sloboda e a secretária de Desenvolvimento Social, Cleia Sloboda, secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita Alcione Lemos, chefe de gabinete Gisele Inayara Siryng e vereadora Sandra Negrini. Profissionais da Smece (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte) da equipe técnica e de coordenação do CREAS e Sedes também compareceram.

A violência contra a mulher pode ser física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Durante o encontro a enfermeira Josimara Moreira, coordenadora do Núcleo Municipal de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência, passou vários dados sobre os casos de violência feminina em Jaguariaíva e no Brasil. Levantamentos locais mostram vários casos de autoviolência, ou seja, situações em que a própria mulher se mutila ou tenta o suicídio.

Segundo informações do núcleo, a violência ocorre em várias faixas etárias, sendo a mais recorrente entre os 19 e 59 anos, e o fato é que mais da metade das vítimas se cala. “Na maioria das vezes o agressor é um conhecido, não raro, o próprio companheiro ou outro membro da família”, relatou Josimara.

Na abertura do encontro a secretária e vice-prefeita Alcione fez importantes observações sobre a situação de sofrimento de muitas mulheres e convocou todos a se unirem por uma sociedade mais humanizada. Destacou que o problema deve ser enfrentado a partir do seio familiar, na forma como se educa os filhos e filhas.

“Nós mulheres temos que refletir muito sobre nosso papel enquanto mãe, avó, tia, prima, pois temos o poder de fazer com que uma criança entenda qual é o papel dela na sociedade e assim procurar fazer dela um ser humano que respeite o outro, seja ele menino ou menina. Momentos como estes são muito importantes para podermos refletir sobre isso e entender o que cada um de nós podemos fazer de diferente e de bom”, pontuou a vice-prefeita.

Políticas públicas no sentido de combater as violências não só contra a mulher, mas também contra crianças, adolescentes e idosos, é um trabalho constante no município, disse o prefeito José Sloboda no evento. De acordo com ele, o debate e conscientização sobre o crescimento da violência e intolerância devem ser feitos entre outros públicos. Também falou da necessidade de fortalecer o núcleo familiar para redução do problema.

Orientação sobre o local onde realizar denúncias e enfrentar os crimes contra a mulher foi dada pela diretora de Proteção Especial e psicóloga Rita de Cassia Maganhati, Rita Maganhati. Representando o CREAS ela disse que em Jaguariaíva as denúncias alusivas podem ser feitas pelo Disque 100 e também pelo telefone 3535-4508.

Rita informou ainda que a Sedes e o CREAS realizam um trabalho contínuo de amparo às pessoas em situação de violência, oferecendo serviços como assistência psicológica e social, além de fazer parte de uma rede de proteção envolvendo outros órgãos que podem ser acionados. Ao final do evento foram servidas frutas, divulgando o Programa Feira Verde da Sedes.