Correio dos Campos

Com diversas ações, Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Jaguariaíva integra pacote de desenvolvimento municipal

19 de novembro de 2019 às 14:48
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente (SAMA) atua no município de Jaguariaíva como secretaria de apoio, desempenhando funções importantes de suporte técnico à comunidade e a outros departamentos municipais.

Com profissionais qualificados, a equipe conta com veterinário, engenheiro agrônomo, biólogo, engenheiro florestal, geógrafa e atendentes que realizam o trabalho administrativo junto ao público, como orientação para a liberação de licenças ambientais, abertura de empresas, desmembramento e agendamento para consultorias.

De acordo com números fornecidos pela SAMA, somente neste ano já foram expedidas mais de 30 licenças ambientais, serviço que contribui para acelerar o desenvolvimento municipal, como destaca o secretário José Marcos Pessa Filho. “Temos hoje uma posição privilegiada na disputa por investimentos, uma vez que os empresários não precisam se deslocar até o IAP em Ponta Grossa para solicitar suas licenças ambientais, além de ser econômico para a empresa, é muito mais rápido, pois o IAP em Ponta Grossa atende mais de 20 municípios”, afirma.

Além das funções de apoio e parcerias com outras secretarias como Infraestrutura e Habitação, Saúde e Educação, e órgãos como o Ministério Público e Polícia Civil, a SAMA é responsável pela gestão de equipamentos e serviços prestados aos pequenos produtores do município, entre eles o uso de três tratores com balde para preparação do solo e transporte de calcário, serviço realizado gratuitamente pelo município, ficando a cargo do produtor apenas a aquisição do calcário e o combustível necessário.

Recentemente a prefeitura municipal também adquiriu um rotoencanteirador, no valor de R$ 12 mil, que deve auxiliar na agilidade para a abertura de novos canteiros, principalmente, para a ampliação do plantio dos produtores locais que fornecem para o Feira Verde e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Mensalmente, entre serviços voltados a Agropecuária, Meio Ambiente e público em geral, são mais de 200 atendimentos.
A SAMA ainda realiza, através de sua equipe, a manutenção de áreas verdes em espaços públicos com a poda de árvores, jardinagem, e plantio de mudas. Desde 2009 já foram aproximadamente 20 mil mudas plantadas pela equipe. Anualmente são mais de 10 mil mudas distribuídas para a comunidade, tanto em campanhas como a do Dia da Árvore, quanto no fornecimento à população.

No trabalho voltado aos animais, a secretaria faz a gestão da Clínica Veterinária Municipal, que realiza castrações de animais domésticos e atendimento a animais silvestres encontrados muitas vezes machucados.