Correio dos Campos

Professores da rede municipal terão workshop voltado ao trabalho com autistas

Professores da rede municipal terão workshop voltado ao trabalho com autistas
18 de novembro de 2019 às 14:32
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) vai realizar um workshop para continuidade do processo de aperfeiçoamento de seus professores. A ação ocorrerá no dia 26 deste mês, das 18h às 22h, no Cine Teatro Valéria Luercy, e será voltada ao autismo.

As instruções serão dadas por profissionais da Aprout (Associação de Proteção dos Autistas), entidade de Ponta Grossa com mais de 20 anos de experiência no acompanhamento, assistência e tratamento de crianças, adolescentes e adultos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Entre os palestrantes estarão médica, psicóloga, terapeuta ocupacional e psicopedagoga. Confira:

Dra. Laís Regina Rocha de Carvalho – Possui graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (1996), residência em Pediatria no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (1998), especialização em Neurologia Infantil pelo Hospital de Clínicas de Curitiba (2001), mestrado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (2003), fellowship em Doenças Neuromusculares pela University of Southern California (2003) e na University of Alabama at Birmingham (2004). Tem experiência na área de Pediatria, com ênfase em Neurologia Infantil. Professora da Disciplina de Pediatria e Coordenadora do Internato em Pediatria no Curso de Medicina da Universidade estadual de Ponta Grossa. Atua como Neuropediatra na APROAUT há mais de 10 anos e na APACD em Ponta Grossa.

Psicóloga Karla Fernanda Paulino – Formada pela UnC (Universidade do Contestado – Campus de Porto União-SC) em 2007, com o título de Licenciado em Psicologia e Psicólogo. Atua como psicóloga clínica na instituição Aproaut desde 2009 e neste período atuou também por 7 anos como psicóloga da parte de avaliações de pessoas com TEA. Atuou como psicóloga clínica no Primeiro Batalhão da Polícia Militar do Paraná – Ponta Grossa em 2017. Trabalhou como psicóloga clínica no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Juara-MT, de fevereiro a outubro de 2008. Especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Neuropsicopedagogia – Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Possui cursos complementares relacionados ao atendimento do autismo, como simpósios e cursos básicos de equoterapia, Son Rise e ABA.

Terapeuta ocupacional Priscilla Nunes de Andrade Nogueira – Graduada em Terapia Ocupacional em 2010 pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), com registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Formação em Arteterapia – Institituto Educacional Global ABC. Curso completo Pilates Clínico Funcional – Instituto IPES. Ribeirão Preto-SP. Pós-graduação em Gestão Empresarial da Saúde (PUC-PR). Curso de Integração Sensorial – Serfono. Bauru-SP. Atendimento clínico no Hospital Marcos Palmério de Uberaba (2013-2015). Terapeuta ocupacional atendendo grupos de autistas no Serviço Socioassistencial da Associação de Proteção aos Autistas. Atende também na Clínica Sensório-Motor São Rafael, pacientes com diagnósticos diversos na área de neuropediatria e maioria com diagnóstico de autismo.

Magda de Fátima Tenório – Possui formação acadêmica Licenciatura em Pedagogia (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialização em Docência do Ensino Religioso em 2009 pela FABAPAR – Curitiba. Especialização em Psicopedagogia pela Univale. Especialização em Educação Especial pela Univale. Especialização em Transtorno Globais do Desenvolvimento pela Universidade São Braz – Curitiba. Em 2009 iniciou na Aproaut com atendimentos na área pedagógica e na sequência em Psicopedagogia na Clínica da Aproaut (SUS). De 2012 até set/2019 exerceu a função de diretora da Escola Esperança, mantida pela Aproaut. Atualmente atua como psicopedagoga do Centro dia da Aproaut.