Correio dos Campos

Samae realiza novos investimentos e alcança 95% do município atendido pela rede coletora de esgoto

14 de outubro de 2019 às 09:57
Serviço de ligação da rede de esgoto no bairro Bela Vista. (Divulgação)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A autarquia municipal Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) realiza durante este mês os trabalhos de ligação da rede de coleta de esgoto nas residências localizadas no loteamento Portal do Sertão, 200 casas oriundas do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), e 40 casas do Condomínio do Idoso.

A rede coletora tem aproximadamente 750 metros de extensão até as elevatórias, instaladas próximas à PR-151, ligando a rede de esgoto à estação de tratamento do Samae.

Uma obra que, entre tubulações (emissário) e elevatórias, está orçada em R$ 22 mil em recursos próprios.

Outro trabalho, de extrema importância para a qualidade de vida da população, que está sendo executado é o término da rede de coleta de esgoto no bairro Bela Vista. De acordo com o presidente da autarquia, Francilei Baitala, restavam cerca de 20% da área do bairro para completar a rede de coleta de esgoto, onde aproximadamente 2 mil metros de rede estão sendo instalados. Obra orçada em R$ 40 mil, também em recursos próprios do Samae.

Com estes novos investimentos, hoje o município alcança a marca de 95% da área urbana com cobertura da rede de esgoto, o que representa mais qualidade de vida e saúde para a população, visto que, se não houvesse esse movimento pelo saneamento básico, iniciado em 2009, os rios que cercam o município e têm comunidades próximas já estariam poluídos e com a qualidade da água comprometida.