Correio dos Campos

Jaguariaíva envolve população com diversão, cultura e civismo na comemoração dos seus 196 anos

18 de setembro de 2019 às 16:31
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A celebração dos 196 anos de elevação de Jaguariaíva à Freguesia foi marcada por entregas e anúncios feitos pela administração municipal, que apenas neste ano se aproximam dos R$50 milhões em obras e aquisições, e por promoções festivas. Festival Cultural e rodeio, missa de ação de graças, 60 anos do Hospital Carolina Lupion, cavalgada e trilhão estiveram na programação.

Entre quinta e domingo (12 e 15), milhares de pessoas da cidade e região passaram pelo VI Festival Cultural e 2ª Festa do Peão de Jaguariaíva. As atrações principais foram as montarias em touros e shows com Felipe Araújo, na quinta (12), Jads e Jadson na sexta (13), Eduardo Costa, no sábado (14) e Alexandre Pires no domingo (15), todos com sucesso de público. Para as crianças houve o parque de diversões.

Toda a programação comemorativa aos 196 anos foi bem prestigiada pela população, visitantes da região, prefeitos de outras cidades, deputados federais e estaduais, autoridades municipais e representantes de intuições. Em entregas oficiais de obras e abertura do festival, por exemplo, entre os presentes estiveram os deputados Pedro Lupion, Nelson Justus e o deputado federal e secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Assim como no ano passado, a Festa do Peão foi terceirizada pela prefeitura, com o objetivo de trazer mais economia os cofres públicos. Com isso três shows com estrelas da música foram realizados pela vencedora da licitação, a Pepê Eventos e MCA Eventos, com entrada a preços acessíveis.

Já no domingo (15), a entrada foi gratuita, por iniciativa do município, para acesso de todos ao recinto de festa. Neste dia também ocorreu a premiação em dinheiro do rodeio. O primeiro colocado foi Bruno Salles, da cidade de Rio das Pedras, seguido por Alexander Leonardo de Freitas, de Guapiara, Pablo Ruan Carneiro, de Castro, Tiago Divaldo, de Wenceslau Braz, e Alexandro Deniz, de Siqueira Campos. Os peões jaguariavenses Agnelo de Castro e Leonardo Jonatham Silva de Oliveira, embora não tenham ficado entre os cinco vencedores, se classificaram entre os dez melhores.

Um ato cívico, seguido por missa de ação de graças, com párocos locais, reuniu comunidade e fiéis na tarde do dia 15, data do aniversário da cidade, na Praça Getúlio Vargas. Na oportunidade o prefeito municipal, José Sloboda, e a vice Alcione Lemos, deixaram mensagens especiais, saudando a população e reafirmando o compromisso com o crescimento do município.

Ao final da missa, celebrada na Praça Getúlio Vargas, todos cantaram “Parabéns a Você” para Jaguariaíva e então foi servido bolo de aniversário ao público, num oferecimento da Paróquia Bom Jesus da Pedra Fria. Nos primeiros minutos do dia 15, antes do show de Eduardo Costa, no festival e rodeio, o público também cantou o hino oficial e “Parabéns a Você”, celebrando o aniversário do município, com luzes de celular acesas, dando um espetáculo a parte. Houve também queima de fogos silenciosa e felicitações do prefeito José Sloboda e vice Alcione à população presente.

Ainda no domingo, dia 15, no começo da tarde, integrantes de grupos tradicionalistas, como o “Alma Sem Fronteiras”, montados em cavalos e mulas, partiram do Parque Ruy Cunha, e passearam pela cidade.

Divulgação das raízes histórico-culturais jaguariaivenses ocorreu fortemente por meio de estande na festa. Nele a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) divulgou os ciclos do tropeirismo, ferrovia, indústrias Matarazzo, industrialização com base na madeira como matéria-prima e elevação à Freguesia, com participação de escolas municipais que fizeram maquetes e pesquisas sobre esses temas, além de estandes de empresas.

Outra forma de cultivar as tradições locais foi por meio da culinária tropeira, que foi uma das opções na Praça de Alimentação, onde os visitantes puderam fazer lanches rápidos.

No sábado (14) e domingo (15) outra grande atração foi o 7º Trilhão de Jaguariaíva, que incluiu camping e treinos o dia todo no Espaço Cultural Maria Timm. A largada do trilhão, organizado pela equipe Garra Trilha, foi no domingo de manhã.

No trilhão houve premiações em dinheiro para as três maiores equipes participantes da competição, realizada em meio a cenários de belezas naturais do município. Foram elas a Arapotrilha e Aralama de Arapoti e Enrolama, de Carambeí. Do espaço do Maria Timm e Museu Conde Francisco Matarazzo também decolou um helicóptero que ofereceu aos interessados voos panorâmicos pela cidade.

Títulos – Ainda no dia 15 a Câmara de Vereadores realizou sessão solene, onde foram entregues dez títulos de cidadão honorário e benemérito. Os homenageados foram Moacir de Paula Santos, Augustinho Argemiro Ludwig, Altair Vilmar Mainardes, Maria Inês Amaral Delgado, Daniel Maurício, Diva Bonk Giacomel, Nádia Winnik, José Axt, Maria da Glória Teixeira Caxambú e Josias Zacharow Pedroso.