Correio dos Campos

Criação do Parque Municipal do Vale do Codó pode gerar até R$ 500 mil de ICMS ecológico para Jaguariaíva

2 de setembro de 2019 às 14:19
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguaraíva – Na última semana, no gabinete do prefeito José Sloboda, também ocorreu uma reunião para discutir as diretrizes da criação do Parque Municipal do Vale do Codó.

A formalização do ato contou com a presença do gerente estadual e presidente do Parque Estadual do Vale do Codó, Elifaz Harã, Luiz Renato Martini do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e o coordenador de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Cesar Augusto Kiczicki.

A área de abrangência do parque com aproximadamente 800 hectares de área, se estenderá desde o Lago Azul até as proximidades do Bairro Jangai. O Conselho Consultivo do Parque Vale do Codó já foi instituído.
A criação do parque, segundo o prefeito José Sloboda, deve inibir as ações de poluição e destruição do meio ambiente, pois a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ecológico subsidiará a proteção da área.

Ainda de acordo com Sloboda, o valor será utilizado para a desapropriação de algumas áreas particulares que estão nas delimitações do parque.
Anualmente, estima-se que o ICMS Ecológico gerado para o município seja de aproximadamente R$ 500 mil.