Correio dos Campos

Empreendedorismo cresce e município amplia incentivos para quem quer começar o próprio negócio

20 de junho de 2019 às 09:00
Casal João e Maria Helena resolveram investir no próprio negócio e hoje são proprietários da Arte e Tapepuffs. (Divulgação)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A cada ano que passa, com novos empregos surgindo e outros ficando no passado, o empreendedorismo vem ganhando força como uma saída para o desemprego e a informalidade.
No entanto, empreender exige planejamento e preparo, para que o sonho de abrir o próprio negócio não se torne um pesadelo.

Em Jaguariaíva, o poder público tem dado este subsídio para quem deseja empreender. Com uma equipe especializada e parcerias com entidades como o Sebrae, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SMICT) tem disponibilizado aos novos empreendedores chances de capacitação e até concessão de uso de espaços, para incentivar atividades rentáveis para o empresário, favorecendo assim, a geração de renda e empregos.

A Arte e Tapepuffs é um exemplo de empreendimento que nasceu dos incentivos da prefeitura municipal. Criada há três anos pelo casal João da Silva Neto e Maria Helena Cesarino da Silva, a microempresa de fabricação e reforma de estofados e móveis similares se tornou responsável pela geração de renda da família, como conta João. “Eu sempre me identifiquei com a área de tapeçaria, e há três anos resolvi transformar essa afinidade em uma forma de renda”, afirma.

João ainda conta que os cursos e assessorias que recebe através da Sala do Empreendedor são primordiais para o seu negócio, proporcionando a ele capacitações e novas formas de comprar e vender. Ele afirma que, mesmo sem capital de giro inicial, o apoio que recebeu do município, somado à sua busca pelo conhecimento, foi o combustível ideal para que ele investisse na Arte e Tapepuffs. “Agradeço a todos que protagonizaram esta conquista, a administração pública que nos deu incentivos como concessão do espaço onde estamos hoje, isto nos permitiu sonhar e em breve vamos ampliar construindo um barracão de produção no quintal da nossa casa, onde estamos hoje será destinado apenas à loja”, projeta João.

Questionada sobre como obter sucesso na hora de empreender, Maria Helena afirma que um dos principais pontos é não desistir diante das adversidades. “Todo negócio tem altos e baixos, precisamos estar preparados para os dias ruins, porque assim como eles vem, os dias bons também vem. Uma dica é sempre escolher algo que você faz bem, apostar no seu talento e conquistar a clientela todos os dias, ter jogo de cintura e valorizar o trabalho”, completa.

De janeiro a maio deste ano, a Sala já fez 1009 atendimentos, incentivando a abertura de novos negócios e auxiliando nos empreendimentos que já estão em andamento. A parceria com o Sebrae também garante que mensalmente sejam realizadas palestras, cursos e oficinas voltadas ao público em geral.