Correio dos Campos

Fornecimento para o Feira Verde incentiva pequenos agricultores a ampliarem seus cultivos

10 de junho de 2019 às 15:27
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – O programa Feira Verde completa pouco mais de dois meses de implantação e para quem achou que se tratava apenas de um projeto de troca de lixo por alimentos, vai descobrir agora que o Feira Verde veio para transformar vidas.

Quem reside na área rural sabe o quanto é difícil manter a família no campo, tendo uma fonte de renda que proporcione não só o sustento, mas a dignidade que todo trabalhador merece.

A agricultora Vânia Aparecida dos Santos, mãe do César Augusto e da Maria Vitória, e esposa do Valter Iatenco conhece bem essa realidade. No início deste ano, ao ter conhecimento do lançamento do programa, juntamente com outros 18 produtores, Vânia atendeu ao chamado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).

De família humilde e trabalhadora, Vânia viu no Feira Verde uma oportunidade de vender as hortaliças produzidas no sítio da família e atendeu ao chamado da Secretaria de Desenvolvimento Social, mas a produção ficou pequena para tanta demanda e ela já quer expandir seu negócio. Moradora do bairro Várzea, Vânia é acompanhada pelo técnico da Emater Edo Rodrigues Mota e, com a ajuda da família, tem mostrado a força da mulher no campo.

Vânia já fornecia seus produtos para as escolas, por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), a maior e mais abrangente experiência em programas de alimentação e nutrição na América do Sul, através do qual, em Jaguariaíva, milhares de alunos da rede municipal recebem em sua merenda diária itens saudáveis adquiridos da agricultura familiar. Agora, com o fornecimento para o Feira Verde, Vânia passou a entregar um maior volume mensal de produtos, como alface, repolho, couve, acelga, pepino, abobrinha, mandioca, beterraba, chuchu, entre outras culturas que ela tem em seu sítio.

O contrato de R$ 15 mil/ano ajudará a aumentar a produção e melhorar algumas coisas na horta, que já teve seu espaço ampliado. “Com o aumento da procura, a gente não está vencendo a demanda e isso é bom, porque podemos aumentar a produção sem medo, isso se deu devido ao Feira Verde, um programa que veio para somar para quem fornece e quem recebe. O preço pago é de consumidor final e não de revenda e isso nos ajuda a investir na ampliação do plantio”, relata Vânia.

A água da propriedade de 10 hectares vem de poço artesiano e passou a ser distribuída nos canteiros através de um sistema de irrigação por gotejamento, simples, mas versátil. Os novos canteiros também ganharam cobertura, o que deve melhorar em 60% a qualidade das hortaliças. Novas sementes otimizadas também já entraram nos planos de Vânia, que pretende investir o valor em melhorias na produção.

Como são 19 agricultores fornecendo para o Feira Verde, há uma rotatividade de produtos a serem entregues, para que cada um forneça uma variedade diferente a cada semana, por isso, Vânia deve iniciar novas culturas, desta vez investindo nas frutas.

Vânia finaliza reafirmando o papel do Feira Verde para ela e a família. “Quando cheguei em Jaguariaíva, há uns 5 anos, não tinha ideia do que fazer para ter uma renda. Minha mãe então, recebeu o sítio e começamos a fazer a horta, hoje aquela fase do começo difícil já passou, mas vejo o quanto é importante o incentivo do poder público, não deixando a gente, que é agricultor familiar, a mercê da sorte. Esses incentivos dão esperança e gás para continuarmos”, finalizou.

O FEIRA VERDE

O Feira Verde é um programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com as secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente (Sama), Comunicação Social (Secom) e coordenação do Gabinete do Prefeito.

Em dois meses de funcionamento, foram mais de 94 toneladas de lixo recolhidos, entre inservíveis e recicláveis, mais de 61,7 toneladas de alimentos distribuídos e aproximadamente 6 mil pessoas atendidas. Diariamente são atendidas de 100 a 200 pessoas, dependendo do bairro.