Correio dos Campos

Estudo divulgado pela UEPG aponta Jaguariaíva como o segundo município da região que mais gerou emprego

6 de maio de 2019 às 19:04
Indústria madeireira é uma das grandes responsáveis pela geração de empregos no município. (Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Um boletim publicado pelo portal Doc.com em março deste ano apontou Jaguariaíva como o segundo município que mais gerou emprego na região dos Campos Gerais, ficando atrás apenas, de Ponta Grossa.

Os números foram divulgados pelo Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e são fruto de um estudo realizado pela professora doutora Augusta Pelinski Raiher com dados do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET). O intuito foi explorar a forma como a região reagiu após a crise de 2015, no que se refere a criação de novas vagas de trabalho.

O estudo mostrou que, no ano de 2018, Jaguariaíva foi o segundo município com maior contribuição, gerando 627 novos empregos, ficando em 15º na colocação no ranking estadual e em 2º lugar entre os 19 municípios dos Campos Gerais, à frente, inclusive de colegas de maior porte, como Castro (3º) e Telêmaco Borba (5º).

Com geração de emprego, desde pequenos comércios até grandes empresas como a BrasPine Madeiras, que atualmente tem cerca de 1.100 funcionários, perdendo apenas para a poder público municipal, que possui mais de 1.370 servidores (destes, 1.200 são concursados e o restante se dividem entre contratos temporários, estagiários, agentes comunitários e comissionados), Jaguariaíva aparece com um índice de crescimento de 7,9% entre 2017 e 2018, levando a crer que as políticas públicas adotadas tem surtido um efeito positivo.

O prefeito Juca Sloboda reforça que o município tem reagido bem, mesmo diante dos passos leves e frágeis da economia brasileira. “O resultado da pesquisa confirma o que temos visto em Jaguariaíva, a criação de postos de trabalho tem crescido, as pessoas têm buscado alternativas diferentes para criar fontes de renda dentro do município, investindo, inclusive, em áreas promissoras como turismo, que tem atraído visitantes a Jaguariaíva, aumentando a necessidade de um empreendedorismo voltado ao nicho do turismo e cultura”, afirma.

“Além disto, nossa gestão tem feito um trabalho para atrair novas empresas, incentivar e viabilizar a chegada de novos empreendimentos que gerem emprego para o cidadão jaguariaivense”, completa.

Entre os empreendimentos mais atuais de Jaguariaíva, pode-se destacar a unidade da Lojas Cem, que já está em construção em uma grande área adquirida no centro do município. A nova loja, que atua na revenda de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, já anunciou a seleção de cerca de 80 colaboradores, uma ótima notícia para quem está em busca de uma chance no mercado de trabalho.

Inaugurada recentemente, a empresa Daniel Material de Construção, outro empreendimento que se instala em Jaguariaíva, também irá compor a gama de novos empregos no município.

Com a economia do país retomando o fôlego, toda tentativa de atrair empresas para o município é bem vinda. Em Jaguariaíva, os investimentos em infraestrutura tem deixado a cidade cada vez mais atrativa para os investidores, além da promoção de cursos profissionalizantes, através da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo, que procura capacitar os candidatos para o mercado de trabalho.

A SMICT, de acordo com o secretário da pasta Pedro Delgado, também tem dado incentivo aos MEI’s (Microempreendedores Individuais), que hoje já chegam à marca dos 900, entre aproximadamente 1.400 empresas que atuam na geração de empregos e renda em Jaguariaíva.

Além das empresas situadas do município, firmas de cidades vizinhas têm buscado mão de obra em Jaguariaíva, anunciando as vagas na Agência do Trabalhador, as mesmas estão disponíveis e são divulgadas diariamente em todos os veículos de comunicação da prefeitura municipal.

As belezas naturais também têm sido aproveitadas no segmento de Turismo de Aventura, que tem movimentado Jaguariaíva, principalmente durante os fins de semana, quando recebe visitantes que desejam conhecer as exuberantes cachoeiras, trilhas, lagoas e inúmeras atrações, que ganharam a atenção de empreendedores do ramo, gerando empregos e renda através do turismo.