Correio dos Campos

Comunidade participa de projeto voltado ao resgate de contos e lendas da região

2 de abril de 2019 às 14:22
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – São várias as estórias lendárias contadas pelos antepassados nas cidades. Muitas são comuns ao folclore nacional, já em outras se destacam narrativas bem pitorescas e ligadas à origem e identidade de cada município. Para colaborar na preservação deste patrimônio cultural imaterial, Jaguariaíva participa do Projeto “Contos e Lendas dos Campos Gerais”.

Promovido pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), o projeto envolve os municípios no destaque de suas principais lendas. Assim como o projeto “Sabores dos Campos Gerais”, que destacou as comidas típicas da região, a ação vai promover o registro e publicação dos resultados.

Entre os pontos positivos deste projeto é o envolvimento da população no processo de resgate. Através de encontros intergeracionais, a comunidade discute e elege suas lendas. Em Jaguariaíva serão dois encontros alusivos. O primeiro ocorreu na sexta, dia 29, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).

Reunidos na extensão do CRAS Pedrinha (antiga Escola Izabel Branco) a roda de conversa em Jaguariaíva uniu gerações de idosos do Grupo da Melhor Idade e Lar Bom Jesus e de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Curumim. Houve ainda a participação do historiador e escritor Rafael Pomim, membro de Academia de Letras dos Campos Gerais, professor Luiz Alberto da Silva, Orlando Martins, integrante do Clube dos Tropeiros “Alma Sem Fronteira” e da bibliotecária do município Aguida Alves.

Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor do Departamento de Cultura Vinícius Schadner e orientados pelo escritor Rafael Pomim, coautor do livro “300 Causos de Jaguariaíva”. Pomim destaca a importância do envolvimento de Jaguariaíva no projeto. “Contar e ouvir histórias é uma cultura milenar, uma arte que só vem sendo aprimorada com o passar dos anos, sendo essencial para interligar as mais variadas gerações, por isso a importância deste projeto, onde os jaguariaivenses de todas as gerações podem compartilhar suas experiências. Certamente é um ganho para a cultura do município, que mais uma vez estará registrando significativa parcela da memória de seu povo”, disse.

Schadner informa que duas lendas já estão direcionadas para representarem o município, sendo elas “A Santa do Paredão” e “A Procissão das Almas”. Outra roda de conversa está marcada para o dia 5 de abril, às 14h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Primavera. Neste segundo encontro, idosos e crianças discutirão sobre lendas no município e contarão suas experiências e versões. “Uma delas vai figurar a coletânea “Lendas dos Campos Gerais” e a outra vai para um documentário na Rede Massa”, acrescenta o diretor. O projeto prevê ainda a participação popular na escolha de um mascote.