Correio dos Campos

Prefeito volta a reivindicar mais segurança para o município junto ao Governo do Estado

20 de março de 2019 às 19:15
(Fotos: Divulgção/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Após episódios de ameaças a servidores e alunos do Colégio Estadual Nilo Peçanha em Jaguariaíva, alunos, pais e toda comunidade se mobilizaram para reivindicar mais segurança nas instituições de ensino, visto o visível agravo da violência nos ambientes escolares evidenciada nos noticiários nos últimos dias.

Sendo o aprimoramento e o aumento do efetivo na segurança pública uma reivindicação antiga do prefeito Juca Sloboda, a segurança nas escolas também entrou para a pauta que será levada ao governador Ratinho Júnior pelo prefeito de Jaguariaíva.

O chefe do Executivo fez questão de acompanhar a sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, dia 19, quando centenas de alunos, além de professores e membros da comunidade ocuparam o plenário para pedir mais segurança nas escolas.

Na oportunidade, houve a denúncia de um aluno do polo do Instituto Federal no município, que estaria fazendo ameaças nas redes sociais, incluindo a possibilidade de um suposto ataque, como o que ocorreu em Suzano, na grande São Paulo. Com a denúncia, as polícias Civil e Militar já tomaram providências quanto à conduta do suspeito.

Com o registro de todo movimento escolar, incluindo uma passeata que ocorreu no mesmo dia, o prefeito pretende ainda nesta quarta-feira, dia 20, se reunir com membros da Secretaria de Segurança Pública do Estado para expor a situação e a necessidade de aumentar o policiamento no município. “Quero que a população saiba que estaremos expondo, em especial, esse caso do Colégio Nilo Peçanha ao governo do Estado e cobrando medidas efetivas e urgentes para proporcionar mais segurança ao nosso povo jaguariaivense”, garantiu.

ESCOLA SEGURA

Recentemente o Governo do Estado anunciou o programa Escola Segura, que terá seu projeto piloto implantado inicialmente em 100 escolas, onde policiais voluntários atuarão na segurança.

A princípio, o projeto visa atender apenas escolas de Foz do Iguaçu e Londrina em um período de testes que durará 150 dias. O prefeito Sloboda não descarta o pedido para que Jaguariaíva seja incluída no ‘Escola Segura’ o mais rápido possível.

GUARDA MUNICIPAL

Muitos moradores questionam sobre a criação de uma Guarda Municipal que, obviamente também é um anseio da administração pública e de toda sociedade de Jaguariaíva, todavia para se instituir uma guarda municipal armada nas ruas, o município precisa ter mais de 50 mil habitantes e, de acordo com o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada no ano de 2018 em Jaguariaíva era de 34.683.