Correio dos Campos

Prefeitura entrega prêmios para contribuintes sorteados em campanha do IPTU em dia

7 de fevereiro de 2019 às 17:01
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Prefeitura de Jaguariaíva entregou nesta quinta (7) um Fiat Mobi 0km, uma moto Honda CG 125 Fan e cinco televisores Smart de 43 polegadas aos ganhadores da campanha “IPTU Em Dia Dá Prêmios”. A premiação dos contribuintes foi no hall de entrada da Prefeitura, Centro Administrativo Prefeito Otélio Renato Baroni, com a presença, do prefeito José Sloboda (Juca), primeira-dama Cleia Sloboda, secretários e servidores municipais.

Os ganhadores dos televisores foram Fábio Dias (Centro), Ivan Francisco Mileski (Jardim Belvedere), Humberto de Carvalho Lengruber (Primavera III), Maria Ferreira Mendes Ramos (Vila Nova) e Jorge de Jesus dos Santos (Jardim São Roque). O contribuinte Josuel Ferreira da Silva levou a moto e Jefferson Henrique Pinto de Oliveira ganhou o automóvel.

O sorteio ocorreu durante as festividades de Natal e final de ano entre os contribuintes que pagaram em dia o carnê do IPTU. O pagamento à vista, além dos 10% de desconto, deu direito a quatro cupons para concorrer aos prêmios. Aqueles que optaram por fazer o pagamento parcelado tiveram direito somente a um cupom.

Também puderam retirar cupons os consumidores que solicitaram, no comércio local, nota fiscal do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e proprietários que fizeram transferência de veículo para o município de Jaguariaíva.

De acordo com o secretário de Finanças, Carlos Perez Gomez, e o diretor do departamento de Tributação e Fiscalização, Disnei Alves de Oliveira, a campanha, realizada desde 2015 pela administração municipal, aliada a outras ações, como a atualização da planta genérica do município e georreferenciamento já apresenta bons resultados de incremento na arrecadação. “Ainda temos que avançar na questão das notas de ISSQN, pois ainda há poucas pessoas que as solicitam no município”, observa Gomez.

Conforme o prefeito Juca, uma cidade do porte de Jaguariaíva teria que ter uma arrecadação em torno de R$6 milhões, contudo, mesmo com o trabalho de adequação realizado, o montante hoje é de menos da metade do ideal. “A partir de 2015 conseguimos melhorar nossa arrecadação fazendo justiça social, ou seja, através da atualização cadastral os valores cobrados ficaram compatíveis com a área construída dos imóveis e, aqueles que não contribuíam, mas se beneficiavam com os serviços públicos, agora pagam igualitariamente. Com isso conseguimos aplicar mais na saúde, educação e obras”, comenta.

Para o ganhador do carro, Jefferson Henrique Pinto de Oliveira, a campanha é excelente. “Temos que fazer nosso papel de cidadãos e pagar os impostos, independentemente de sorteio de prêmios. A campanha é um incentivo para o pagamento a vista, que dá direito a mais cupons”, comenta. O ganhador da moto, Josuel Ferreira da Silva, nota benefícios para todos com a melhoria na arrecadação. “Dá para perceber que em Jaguariaíva estão sendo feitas muitas obras. É o dinheiro dos impostos sendo bem aplicado”, conclui.