Correio dos Campos

Jaguariaíva dá andamento ao projeto de regularização fundiária para mais de 900 famílias

29 de janeiro de 2019 às 17:52
(Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Jaguariaíva,em parceria com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), realizou no último sábado (26) novas reuniões do processo de regularização fundiária urbana. Os dois encontros, pela manhã no Ginásio Mirandinha (Primavera), e a tarde no Clube Recreativo Municipal (Cidade Alta), marcaram a 2ª Assembleia Geral.

Devem ser regularizados 850 lotes públicos ocupados, beneficiando 929 famílias em situação de vulnerabilidade social. Nas assembleias gerais do último sábado foi anunciada a forma como ocorrerá o cadastramento das famílias beneficiadas.

Técnicos da Urbaniza Engenharia Consultiva, empresa vencedora da licitação para a regularização, explicaram que nos próximos dias começam as visitas nas residências para cadastro das unidades com pendência de titulação e identificação dos atuais moradores.

Os bairros incluídos no processo de regularização fundiária em andamento são o Primavera III, Santa Cecília, Boa Vista, Pedrinha, Remonta, Bosque da Saúde e Lagoão. As despesas com os títulos serão subsidiadas,com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, contudo haverá uma contrapartida das famílias que receberão o documento dos terrenos.

Cada responsável pelo imóvel regularizado deverá pagar 22 parcelas mensais de R$80 reais pelos serviços de cartório e titulação definitiva. O prefeito municipal, José Sloboda, explicou ao público que o objetivo da mobilização é dar segurança jurídica aos moradores dos imóveis públicos que foram ocupados irregularmente. Mais informações podem ser obtidas no Departamento Municipal de Habitação, que fica anexo a Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo, antiga prefeitura de Jaguariaíva.

Mais moradias – O trabalho para viabilizar moradia digna à população em Jaguariaíva não pára. No Loteamento Portal do Sertão serão construídas 358 casas, financiadas pela Caixa Econômica, com recursos do FGTS. No mesmo local está em fase adiantada a construção de 200 casas populares via FAR (Fundo de Arrendamento Residencial).

Em conjunto com a Cohapar, a prefeitura e a Cohapar deu início aos trabalhos para construção do condomínio do Programa Morar Bem Paraná Terceira Idade, também no Portal do Sertão. Serão 40 casas populares para uso de idosos.

Na zona rural já foram terminadas 29 casas rurais, construídas via Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural). Além disso, foi protocolado na Cohapar o pedido de construção de mais de 60 unidades habitacionais para atender a demanda habitacional no município. Somados os projetos habitacionais em andamento no município de Jaguariaíva beneficiam mais de 1600 famílias.