Correio dos Campos

Mais um paciente de Jaguariaíva é transferido através do serviço aeromédico de emergência

22 de janeiro de 2019 às 20:10
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – O município de Jaguariaíva tem contado nos últimos meses com o serviço aeromédico de emergência do Batalhão da Policia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na tarde de ontem (21 de janeiro), por volta das 16h, o helicóptero esteve novamente no município.

Segundo informações repassadas pela enfermeira Bruna Ulrich, o paciente passou por uma cirurgia cardíaca em dezembro, no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, e ontem, ao realizar exames de acompanhamento no pós-operatório, teve um mal súbito. Diante do histórico e da necessidade de um acompanhamento de alta complexidade, o transporte aeromédico foi acionado para encaminhamento do paciente ao hospital de Campo Largo.

Parte da Rede Paraná Urgência, o serviço aeromédico de emergência funciona em Jaguariaíva graças ao empenho da administração municipal em fazer parte da parceria para funcionamento do serviço, que é regional, juntamente com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O prefeito e presidente da AMCG, José Sloboda (Juca) informa que está trabalhando para que em breve o serviço de resgate de urgência e emergência para Jaguariaíva seja complementado com uma base do SAMU.

Na base do SAMU devem estar disponíveis duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado para atendimento da população jaguariaivense. O prefeito Juca informa que o projeto apresentado inclui equipe completa de profissionais para estar em alerta, inclusive com médico de plantão 24 horas. A base regional do serviço aeromédico de emergência do Estado fica em Ponta Grossa, mas o voo até Jaguariaíva leva menos de meia hora.