Correio dos Campos

Laboratório municipal recebe classificação excelente em programa de controle de qualidade externo

14 de dezembro de 2018 às 11:06
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – O Laboratório Municipal de Análises Clínicas foi classificado como “Excelente” nas determinações de amostras-controle do ensaio de proficiência monitoradas Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). A entidade, autorizada a fazer o controle externo de qualidade, acompanha o trabalho realizado pelo laboratório municipal a mais de um ano.

Requisito obrigatório, previsto pela RDC 302/2005 da Anvisa, a avaliação externa pelo PNCQ continua sendo feita mês a mês. As especialidades avaliadas e tidas como Excelente foram Bioquímica Básica, Coagulação, Educação Continuada Básica, Hematologia Básica, Hematologia II, Hemoglobina Glicada, Imunonologia Básica – (AS)), Imunologia Básica – ASO (inativo), Imunologia Básica – B-HCG, Imunogia Básica – Sífilis VDRL, Micologia Virtual, Microbiologia II Bacterioscópica – Gram – Virtual, Parasitologia, Reticulócitos Virtual, Sangue Oculto, Urinálise e Urinálise Virtual.

Segundo a farmacêutica-bioquímica Luana Abrão Costa, além do acompanhamento externo, o laboratório municipal realiza ainda um controle interno de qualidade. Os testes de equipamentos e insumos são feitos todos os dias, visando a assertividade nas análises das amostras que embasam os diagnósticos.

Em funcionamento há mais de um ano e meio, o laboratório municipal, somente em 2018, já realizou 17.538 atendimentos e 108.552 exames. São vários os tipos de análises disponíveis, entre eles os hematológicos, parasitológicos, urinálise, hormonais, bioquímicos, imunológicos, imunohematológicos, microbiológicos, liquor e hemostasia.

A unidade localiza-se junto ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na Cidade Alta. Para contar com os exames gratuitos é preciso ser encaminhado por um médico da rede municipal de saúde.