Correio dos Campos

Encontros educativos levam informações de educação ambiental a diferentes públicos

30 de outubro de 2018 às 17:59
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Uma série de palestras com foco na preservação ambiental estão ocorrendo para diferentes públicos em Jaguariaíva. A mobilização é da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente (SAMA), em parceria com a empresa responsável pela Linha de Transmissão Itararé II – Jaguariaíva, a Evoltz.

A primeira palestra ocorreu dia 26, no bairro Jangai, para produtores rurais. As orientações tiveram como base a formação para conservação das nascentes e mata ciliar para produtores rurais. O prefeito municipal, José Sloboda (Juca) e o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Francilei Baitala, estiveram presentes. Na ocasião apresentaram projetos da prefeitura em prol do pequeno produtor.

Além de fornecimento de máquinas e calcário para lavouras, no bairro Jangai foi falado de novidades na SAMA, como a parceria com empresa da região para abertura de mercado de ovinos. Interessados em vender carneiros para esta empresa devem cadastrar-se na SAMA.

Outro cadastro que já está sendo feito via SAMA é o de produtores rurais jaguariaivenses interessados em fornecer frutas, legumes e hortaliças para o projeto de troca de lixo reciclável por esses alimentos. O prefeito Juca relatou que a prefeitura recebeu um novo caminhão para esta finalidade e, com o projeto, o objetivo é a preservação ambiental, aliada a alternativa de renda ao pequeno produtor.

Continuidade – Além da palestra na área rural do município, outras palestras ambientais fazem parte do cronograma de parceria com a empresa da linha de transmissão Itararé II – Jaguariaíva. No dia 27, o encontro foi na Câmara Municipal e o público-alvo foram os associados que trabalham na cooperativa de reciclagem. O assunto discutido foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

As próximas palestras estão marcadas para os dias 7 e 10 de novembro. No dia 7, de manhã e a tarde, as orientações serão voltadas aos jovens dos cursos do Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante. Na oportunidade será exposta a situação de convívio com a linha de transmissão na fase operativa e realizadas oficinas sobre bacias hidrográficas.

Dia 10, no Clube Recreativo Municipal, haverá encontro de integração entre para formação em legislação e práticas sustentáveis de resíduos sólidos. As cidades participantes serão Jaguariaíva, Sengés e Itararé. Os convidados são associados de cooperativas que trabalham com reciclagem.