Correio dos Campos

Prefeitura e Câmara realizam prestação de contas relativa ao segundo quadrimestre

27 de setembro de 2018 às 14:06
(Fotos: Divulgação)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Ocorreu na quarta-feira, 26, na Câmara de Vereadores de Jaguariaíva, audiência pública de prestação de contas relativa às aplicações dos recursos públicos pela prefeitura, Câmara e as autarquias municipais. Entre os presentes na audiência, que é aberta ao público em geral, esteve o prefeito municipal, José Sloboda (Juca), vereadores, entre eles o presidente da Câmara Municipal, José Marcos Pessa Filho, secretários municipais, funcionários públicos e alguns membros da comunidade.

Realizada a cada quatro meses, a audiência pública cumpre determinação do artigo 9, parágrafo 4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal, onde o Poder Executivo demonstra e avalia os investimentos do município ao Poder Legislativo. Esta edição foi aberta pela vereadora Juliana Langner, relatora da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara, que representou o presidente da comissão, vereador Rodrigo Milek. Em seguida o presidente Pessa Filho falou ao público, destacando que na audiência de prestação de contas o Executivo e o Legislativo cumprem seu papel de dar transparência sobre a aplicação dos recursos.

O segundo quadrimestre deste ano foi o período exposto e a Câmara foi a primeira a prestar contas dos gastos do recurso repassado pelo Executivo para sua manutenção. Em seguida, houve apresentação das receitas e despesas da Secretaria Municipal de Saúde e do Poder Executivo, pela Secretária Municipal de Finanças, que também passou informações da Secretaria Municipal de Planejamento.

Conforme os relatórios financeiros, a aplicação de recursos do orçamento municipal está em conformidade com os índices exigidos pela legislação vigente.

Encerrando o encontro, o prefeito Juca fez referência à passagem dos 195 anos do município, agradecendo a todos que participaram das festividades. “Foram dias de alegria que ficarão marcados em nossa memória”, disse o prefeito.

Na sequência o prefeito falou que a administração municipal tem trabalhado para aumentara a eficiência dos serviços públicos e ainda viabilizar obras necessárias. Citou que na área da saúde, por exemplo, mais especialidades médicas serão disponibilizadas com o processo de terceirização do hospital municipal. Segundo ele, como as despesas de manutenção de serviços municipais são grandes, o município tem buscado emendas parlamentares e programas para investimentos em melhorias na infraestrutura urbana e rural.