Correio dos Campos

Cerimônia de dispensa Juramento à Bandeira reúne 170 jovens

21 de setembro de 2018 às 11:47
(Divulgação)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Prefeitura Municipal de Jaguariaíva e a 44ª Junta de Serviço Militar realizaram na manhã desta quinta, 20, a Solenidade de Juramento à Bandeira e a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação Militar (CDI). Participaram da cerimônia, no Ginásio de Esportes Tubunão, 170 jovens nascidos no ano de 2000.

O presidente da 44ª Junta do Serviço Militar de Jaguariaíva, prefeito José Sloboda, esteve presente. Ele disse incentivou os jovens a cultivarem a paz, o civismo, o amor à família e à Pátria. “Estes são valores que vocês devem levar por toda a vida”, enfatizou.

Conduziu o ato de compromisso à bandeira o 2º tenente Henrique Yuiti Wakassugui, do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Castro. Ele também falou da importância do patriotismo e explicou que na oportunidade todos estavam jurando compromisso com o país.

O responsável pela Junta Militar, Dirceu de Moura Jorge, e soldados da Guarda à Bandeira do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Castro também atuaram na cerimônia. Segundo Moura Jorge, o alistamento militar é obrigatório entre os jovens que completam 18 anos. Quem não se alista no prazo determinado recebe multa e, sem o Certificado de Reservista do Exército Brasileiro, fica impedido de assumir concurso público, se matricular em qualquer instituição de ensino superior, retirar passaporte e usufruir de alguns serviços públicos enquanto não regularizar a situação.

Compareceram ainda na ocasião delegado Derick Moura Jorge, os secretários municipais Hissashi Umezu (Administração e Recursos Humanos) e Pedro Delgado (Indústria, Comércio e Turismo) e os diretores municipais Andreia Valentim e Edson Jacobs.